Connect with us

Nossa Cidade

Semana Municipal da Alimentação debate alimentação saudável, sustentável e segura

A VI Semana Municipal da Alimentação em Campinas, iniciada no dia 9 de outubro, traz em uma série de palestras, oficinas e rodas de conversa a conscientização sobre a importância da alimentação saudável, sustentável e segura. “Essa mobilização tem como propósito dar visibilidade a práticas de educação alimentar, aproveitamento integral dos alimentos, segurança alimentar e nutricional, e inclusão social por meio da alimentação. A programação também celebra o Dia Mundial da Alimentação e envolve ações em várias localidades de Campinas, reforçando a relevância da alimentação equilibrada e acessível para todos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

A abertura da VI Semana Municipal da Alimentação ocorreu na Universidade São Francisco, com uma palestra sobre aproveitamento integral dos alimentos, ministrada por Bruna Saleh de Angelis, do Banco de Alimentos. Na sequência da programação, o destaque foi para o II Workshop de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), realizado no Centro de Convenções da Educação no dia 14 de outubro. O evento reuniu servidores públicos para discutir estratégias de promoção da alimentação saudável no contexto das políticas públicas de segurança alimentar. Com a presença da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vandecleya Moro, e de nutricionistas da Prefeitura de Campinas, o workshop abordou a importância da educação alimentar como ferramenta para combater a má nutrição e promover hábitos alimentares saudáveis entre as comunidades atendidas.

No dia 15 de outubro, diversas ações seguiram reforçando o compromisso da Semana com a conscientização e a inclusão social por meio da alimentação. Uma das atividades de destaque foi a oficina sobre “Cuidados necessários para uma alimentação segura”, realizada no Jardim Liliza, voltada aos pacientes do grupo Bem Estar. Paralelamente, no Centro Promocional Tia Ileide, na Chácara Boa Vista, beneficiários do Projeto Viva Leite participaram de uma palestra sobre os benefícios do leite e seus derivados, além de estratégias para garantir sua conservação e evitar desperdícios.

A programação avança com uma série de eventos programados para os próximos dias, culminando no Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. Essa data contará com atividades especiais, como a dinâmica “Caminhos da roça para a mesa”, que destacará a relação entre a produção agrícola local e o consumo consciente, além de promover reflexões sobre o papel da agricultura familiar na segurança alimentar da população. Haverá também a “Conversa Nutritiva”, voltada para os participantes do grupo de MVE (Movimento Vital Expressivo) em Joaquim Egídio. Além disso, alunos da PUC-Campinas participarão de uma palestra sobre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

No dia 17 de outubro, a programação continua com a “Ciranda das Ervas”, que será realizada na Horta Comunitária do Jardim Florence, promovendo o uso de plantas na alimentação, e com o evento “Comer bem é legal!”, voltado para alunos de escolas infantis, abordando a importância de uma alimentação saudável desde a infância.

Confira abaixo a programação dos próximos dias

16 de outubro (quarta-feira)- Dia Mundial da Alimentação

  • Tema: Caminhos da roça para a mesa
    Das 8h30 às 10h
    Responsável: Matusalém Paracelso Silva
    Público-alvo: servidores e acolhidos
    Local: serviço de acolhimento CMPCA
    Evento fechado
     
  • Tema: Conversa nutritiva
    Horário 8h30
    Responsável: Karine Braz
    Público-alvo: Participantes do grupo de MVE em Joaquim Egídio
    Local: Clubinho de Joaquim Egídio. Ao lado da CEI Alexandre Sartori Faria – Rua Profa. Consuelo Freire Brandão, s/n – Vila São Joaquim (https://maps.app.goo.gl/86P5K9WwU48zV7Er9)
     
  • Tema: Política de Segurança Alimentar e Nutricional
    Das 9h às 10h
    Responsável: Gabriela Castanho
    Público-alvo: Alunos
    Local: PUC-Campinas – Campus II – Av. John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama (https://maps.app.goo.gl/fecyrfhS5ncHGUnk7)
     
  • Tema: Oficina culinária e circuito de saúde
    Horário: 15h
    ResponsáveL: Renata Marques
    Público-alvo: Comunidade
    Local: Av. Comendador Enzo Ferrari n° 280 – UNIP (https://maps.app.goo.gl/j3LNiJV8h54sTrhc9)
    N° de vagas da oficina: 30 (inscrição na hora)
    Circuito aberto ao público. 

 

17 de outubro (Quinta-Feira)

  • Tema: Ciranda das Ervas
    Horário: 8h
    Responsáveis: Bianca Ferreira Bonatte e Ayumi Minori Rocha
    Público-alvo: Comunidade
    Local: Rua Osvaldo Peralva, n° 1054, JD. Florence II – Horta Comunitária do Florence (https://maps.app.goo.gl/KmWDW2KHegUHHE137)
     
  • Tema: Comer bem é legal!
    Das 8h30 às 13h30
    Responsável: Camila Porto
    Público-alvo: Alunos das CEIs Arthur Bernardes e Aparecida Cassiolato
    Local: Rodovia Dom Pedro I, Km 140,5 – Pista Norte (https://maps.app.goo.gl/c6NPZM25147xJYy19)
    N° de vagas: 80
     
  • Tema: Higiene pessoal
    Das 11h às 12h
    Responsáveis: Aldrey Lacerda e Paula Souza
    Público-alvo: Comunidade
    Local: Rua 3, n° 246, Jardim Cidade Singer 1 – Cozinha solidária Prodica (https://maps.app.goo.gl/8xw5JF9qtifhu3Cv7)

 

18 de outubro (Sexta-Feira)

  • Tema: Montagem de prato
    Das 09h às 10h
    Responsável: Allana Fraklim
    Público-alvo: servidores e acolhidos
    Local: serviços de acolhimento Sara M
    Evento fechado

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com