Nossa Cidade
Exposição mostra relação entre meio ambiente e pragas urbanas
Uma série de maquetes, animais conservados em formol, resíduos recicláveis, cartazes e folhetos chamam a atenção de quem circula pelo saguão do Paço Municipal nesta quinta-feira, 1ª de junho, ao mostrar a relação existente entre a presença de “pragas urbanas” e o descuido para com o meio ambiente.
A exposição “Febre Maculosa Brasileira e Determinantes Ambientais de Saúde”, organizada Visa Regional Leste com a participação do Projeto Reciclar da Cooperativa Nossa Senhora Aparecida, apresenta didaticamente informações sobre como evitar a propagação de caranguejos, febre amarela, dengue, zika e chikungunya, morcegos, febre maculosa e ratos no meio urbano, além de mostrar a forma correta de acondicionar e reciclar resíduos.
A exposição é uma das várias atividades integrantes da programação da Semana do Meio Ambiente – Semeia 2023 – que se estende em Campinas até a próxima segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Para conferir a programação completa, basta acessar o banner rotativo do Portal da Prefeitura de Campinas https://portal.campinas.sp.gov.br/ ou diretamente no site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/semeia/noticias.
Tema
Com o tema deste ano, “Semeia 2023 – Todos na Rede Campinas de Educação Ambiental”, a Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) pretende mostrar a força da integração entre as várias esferas que desenvolvem algum tipo de atividade de educação ambiental, tanto no ensino formal, como nas redes intersetoriais que envolvem a sociedade civil, o poder público e as Organizações Não Governamentais (ONGs).
Equipe
A programação da Semeia 2023 foi desenvolvida por um grupo de vários colaboradores oriundos de secretarias municipais, instituições, unidades escolares, entre outros setores.
Semeia
Esta é a 23ª edição da Semana do Meio Ambiente, realizada em Campinas ininterruptamente desde o ano de 2000.