Connect with us

Nossa Cidade

Seminário discute os desafios da proteção do patrimônio cultural na atualidade

No Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizaram na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto, o seminário “Perspectivas do Patrimônio Cultural: tutela jurídica e proposições metodológicas para o futuro”. O evento reuniu cerca de 60 participantes, no Salão Vermelho da Prefeitura.

Com a participação do secretário de Justiça, Peter Panutto, representando o prefeito de Campinas, Dário Saadi, da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, também fizeram parte da mesa a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, e o professor Carlos Magno Paiva, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), uma das mais importantes referências no Brasil em direito do patrimônio cultural.

O seminário discutiu os desafios da proteção do patrimônio cultural na atualidade, considerando a emergência de novos instrumentos de estudo, reconhecimento e tutela dado pela portaria n. 375/2018, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Dentre as questões a serem debatidas estão os desafios e limites do tombamento, as possibilidades do inventário como instrumento de estudo e de preservação, bem como as novas estratégias de gestão e de conservação do patrimônio cultural que podem ser incorporadas na política cultural do município de Campinas.

A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destacou a presença de conselheiros do Condepacc e a atuação do órgão. “O Condepacc é um dos conselhos mais antigos e teve papel muito importante no passado e atualmente. Mas vivemos numa era onde conservação e preservação do patrimônio também devem ter em vista uma ação no futuro também”.

Para Alexandra, além de celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o seminário propôs reflexão para um “aprimoramento mais contemporâneo das políticas públicas de patrimônio”.

Participaram também Fabíola Rodrigues, assessora da Secretaria de Cultura e Turismo para questões de patrimônio e memória; o conselheiro emérito do Condepacc, Herberto Guimarães e da professora especialista em patrimônio cultural, Ana Paula Farah (Puc-Campinas).

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com