Connect with us

Nossa Cidade

Seminário discute questão do agressor em casos de violência de gênero

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas promoveu, na manhã de segunda-feira, 4 de dezembro, o seminário "Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência". O objetivo do encontro foi sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. O evento, realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal, faz parte também dos 16 dias de ativismo.
 
“A campanha do Laço Branco é um marco na conscientização e mobilização masculina em prol de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres. Ressalta a importância do envolvimento dos homens na luta contra a violência de gênero, uma iniciativa crucial para mudar o cenário atual e construir um futuro onde o respeito e a igualdade prevaleçam", afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
 
A campanha do Laço Branco foi instituída pela Lei Municipal 16.103/2021 e é realizada anualmente durante dezembro, em alinhamento com a Lei Federal nº 11.489 de 2007, que institui o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
 
O público-alvo do evento incluiu profissionais da rede sociedade civil e funcionários da Emdec. A mesa foi composta por representantes da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres e do Serviço de responsabilização e reeducação do autor de violência (Seravi).
 
 
Laço Branco
 
O Dia Nacional dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, celebrado na quarta-feira, 6 de dezembro, também será marcado pela entrega de Laços Brancos no Paço Municipal. A escolha do laço branco como símbolo do movimento se originou em 1989, após um trágico evento em Montreal, Canadá, onde Marc Lepine cometeu um ato de violência contra mulheres estudantes de engenharia, seguido de seu próprio suicídio. Desde então, o laço branco simboliza o repúdio à violência contra a mulher.
Sair da versão mobile