Nossa Cidade
Seminário discute temas voltados às finanças públicas dos municípios
O 12º SGESP (Seminário de Gestão Pública Fazendária), que aconteceu em Ribeirão Preto, nos dias 26 e 27 de julho, debateu importantes temas relacionados às finanças públicas. Um dos destaques do evento foi o painel que discutiu o impacto da reforma tributária nos municípios.
“Os temas debatidos foram muito importantes para a equipe de Campinas que participou do Seminário. Essa troca de conhecimento e de experiências nos ajuda na gestão das contas públicas”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.
Campinas participou com uma delegação de 12 técnicos da Secretaria Municipal de Finanças.
Ainda segundo o secretário, o ponto alto foi a discussão sobre a reforma tributária. “Este é um tema que tem trazido muitas dúvidas sobre como será a partilha dos impostos e quanto municípios como Campinas perdem. Foi bom participar da mesa que debateu esse tema e também poder ouvir a opinião de outros especialistas”, completou.
Outro destaque foi a mesa sobre o Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais), coordenada pelo Rogério Amarantes, diretor de Informatização da Prefeitura de Campinas.
Voltado para profissionais, gestores públicos, servidores, acadêmicos e especialistas da área, o SGESP teve como objetivo promover o compartilhamento de conhecimentos, a discussão de melhores práticas e o debate sobre temas relevantes relacionados à gestão pública fazendária.
Outros assuntos como Dívida Ativa, Inovação de Consórcios Municipais, Previdência Social, Cadastro Imobiliário Brasileiro, A política de governança dos municípios e a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica estão entre os temas que serão discutidos pelos gestores.