Connect with us

Nossa Cidade

Seminário e exposição no Paço trazem reflexão sobre visibilidade social

Seminário e exposição no Paço trazem reflexão sobre visibilidade social

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas promove no Salão Vermelho do Paço Municipal na quinta-feira, dia 26, a partir das 19h, uma exposição e um seminário sobre “O caminho para a visibilidade social”, reunindo especialistas e usuários dos serviços POP Rua do município. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.

“Ser visto é ser dignificado como ser humano, um sujeito de direitos que demanda o exercício da cidadania em todos os sentidos. Superar a invisibilidade, lentamente construída na indiferença e no sofrimento psíquico dessas pessoas, é o que nos inspira a perseverar nessa missão. Esses seminários têm o propósito de refletir e buscar caminhos de superação dessa invisibilidade”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Três serviços serão destacados no seminário de quinta-feira: o Bagageiro Municipal, o Lar Santa Dulce dos Pobres e o programa Mão Amiga. Haverá mais dois seminários sobre o tema da visibilidade social nos meses de fevereiro e março. 

Inaugurado em abril de 2020, o Bagageiro Municipal está localizado na Vila Industrial. O serviço nasceu de uma reivindicação da população em situação de rua e contribui para diminuir a perda de documentos e de outros objetos de uso cotidiano. Já o Lar Santa Dulce dos Pobres é um serviço cofinanciado pela Prefeitura de Campinas e tem como finalidade abrigar pessoas que manifestam desejo de deixar as ruas. Já o Programa Mão Amiga tem como objetivo promover a reinserção social por meio da qualificação profissional de pessoas em situação de rua. O Mão Amiga oferece, durante o curso, uma bolsa de 277 UFICs, o que equivale a R$ 1.240,96, e dura de 12 a 24 meses. O programa começou em 2016.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com