Connect with us

Nossa Cidade

Seminário marca Maio Laranja, mês de combate ao trabalho infantil

A Rede Peteca (https://www.redepeteca.com/), iniciativa brasileira voltada para a erradicação do trabalho infantil e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, realiza nesta terça-feira, 11 de junho, às 16h, um webinário com o tema “O Trabalho Infantil Que Ninguém Vê. Como Identificar e Proteger as Vítimas?”. As inscrições para os interessados são gratuitas e devem ser feitas no site da instituição. O evento integra as atividades do Maio Laranja, mês de enfrentamento ao trabalho infantil.

 

“O trabalho infantil é um problema persistente que rouba a infância de crianças e adolescentes, comprometendo seu desenvolvimento físico, mental e educacional”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social. Um hotsite foi criado especialmente para a campanha: https://www.campinas.sp.gov.br/trabalhoinfantil/

 

No Brasil, a legislação proíbe o trabalho para menores de 16 anos, permitindo apenas a partir dos 14 anos na condição de aprendiz. A proibição se estende até os 18 anos para trabalhos noturnos, perigosos, insalubres ou listados nas Piores Formas de Trabalho Infantil (Lista TIP).

 

Em Campinas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social oferece diversos serviços para enfrentar o trabalho infantil, como o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que atende indivíduos e famílias em situação de risco social. O Serviço de Abordagem Social de Crianças e Adolescentes, realizado pela Organização da Sociedade Civil Movimento Vida Melhor (MVM), também é um importante aliado no combate a essa violação de direitos, realizando abordagens e encaminhamentos para serviços de proteção.

Sair da versão mobile