Connect with us

Nossa Cidade

Seminário reúne especialistas para discutir o combate ao trabalho infantil

O seminário “Escolarização e Intersetorialidade no Enfrentamento do Trabalho Infantil”, organizado pelo Comitê Municipal Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realilzado na manhã desta quarta-feira, 14 de junho, na Universidade Paulista (Unip), teve como foco o engajamento da rede municipal na luta contra o trabalho infantil, buscando um futuro em que as crianças possam desenvolver seu potencial plenamente por meio da educação.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, expressou seu repúdio ao trabalho infantil: “nenhuma criança deve ser privada de sua infância, sua educação e a chance de viver plenamente seus anos de formação”, afirmou. “Estamos empenhados em assegurar que todas as crianças em Campinas possam desfrutar de uma infância livre do fardo do trabalho. Acreditamos que é por meio da educação que podemos realmente fazer a diferença”, acrescentou.

A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, analisou a importância do encontro. “O seminário de hoje foi um importante passo no nosso esforço coletivo para erradicar o trabalho infantil na nossa cidade. Precisamos unir todas as partes interessadas, desde a rede municipal do Sistema Único de Assistência Social, o Poder Judiciário, até organizações da sociedade civil e o público em geral, para combater este problema. Juntos, podemos proporcionar às nossas crianças um futuro mais promissor”, declarou.

O evento contou com a participação de diversas autoridades e especialistas no assunto, como a jornalista Roberta Tasselli, coordenadora do projeto Criança Livre de Trabalho Infantil, Ronaldo Lira, Procurador do MPT e vice-coordenador da Coordinfância, e Taisa Magalhães de Oliveira Santana Mendes, juíza e coordenadora do Juizado Especial da Infância e da Adolescência (JEIA). Todos salientaram a importância de um esforço conjunto para promover a escolarização e combater o trabalho infantil.

“O Comitê PETI e todos os participantes do seminário estão comprometidos em criar um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento integral das crianças, onde elas possam prosperar longe das sombras do trabalho infantil”, concluiu Vandecleya Moro.

Sair da versão mobile