Connect with us

Nossa Cidade

Seminário sobre protagonismo feminino encerra Mês da Mulher na Prefeitura

Para encerrar a programação do Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas promoveu, nesta quarta-feira, 29 de março, o seminário Protagonismo Feminino no Serviço Público Municipal: memórias, desafios e perspectivas num contexto de constantes mudanças no mundo. O evento foi realizado na sede da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).

Para a coordenadora da EGDS, Cláudia Praxedes, a programação do Mês da Mulher foi encerrada com chave de ouro. “O seminário foi ótimo. Tivemos um debate rico sobre uma temática tão importante que é a participação da mulher no mercado de trabalho, com igualdade de direitos”, disse.

Ainda segundo ela, o debate foi importante até como contribuição para a EGDS planejar novas capacitações. “Ouvir o debate nos sinalizou para alguns temas que podemos trabalhar em outras atividades da Escola. Em breve teremos novidades na nossa programação”, concluiu.

O tema foi conduzido por Aline Freitas, da coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho, da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Elis Becker, administradora e especialista em gestão; e Joyce Teixeira Gonçalves, da equipe do  Primeira Infância Campineira (PIC).

Com o subtema “Desafios e possibilidades de uma mudança de cenário para as lideranças femininas na PMC: perspectivas individuais”, Aline de Freitas contextualizou as participantes sobre o diagnóstico feito pela Secretaria de Gestão sobre o perfil de lideranças na Prefeitura, comparando homens e mulheres, além de dados da Linkedin e da B3.

“Nosso objetivo foi fomentar uma reflexão individual sobre quais são os desafios e possibilidades que os participantes enxergam em seus ambientes de trabalho. Iluminando tais questões em grupo, será possível pensar novos caminhos para uma mudança de cenário para as lideranças femininas na Prefeitura de Campinas”, disse Aline.

Natali Romano, é fonoaudióloga e auxilia na gestão do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), estava junto com a Aline quando a ideia do seminário surgiu e diz que não poderia deixar de participar do debate sobre um tema tão relevante. “Antes de me tornar mãe considerava o tema importante, mas hoje, em posição de gestão e mãe, vejo como um debate muito importante, como foi reforçado no seminário de hoje”, disse. “Só conseguiremos mostrar a importância da mulher no mundo de trabalho, especialmente na Prefeitura, se formos protagonistas de nossas vidas, da nossa trilha e nos unirmos”, concluiu.

Dados

Dos mais de 15,7 mil funcionários da Prefeitura, 69,4% do quadro de profissionais é composto por mulheres.

As cerca de 11 mil mulheres estão, em sua maioria na Educação (5.314), Saúde e Rede Mário Gatti (4.132), Assistência (387) e Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública (135).

A grande maioria (67,12%) tem mais de 40 anos e 50,2% mais de 10 anos de Prefeitura.

Sair da versão mobile