Nossa Cidade
Seplurb conhece mais uma plataforma de aprovação digital de projetos
Técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) participaram, nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, de capacitação sobre uma nova plataforma digital de aprovação de empreendimentos urbanísticos. A atividade é parte do Programa de Desburocratização da Pasta.
Conforme o secretário da Seplurb, Renato Mesquita, para implantar o Programa de Desburocratização, a Prefeitura continua conhecendo novas plataformas digitais para automatizar seus processos. “Continuamos buscando empresas especializadas em ferramentas de gestão que otimizem o tempo e garantam agilidade e transparência no acesso às informações”, colocou.
A plataforma apresentada aos profissionais da Seplurb foi desenvolvida pela empresa Apoio Tech/AVMB para as prefeituras de Pelotas, RS.
No mercado de tecnologia da informação desde 2004, a empresa trabalha com sistemas de gestão pública, atendendo prefeituras e órgãos da administração direta e indireta, além de universidades federais em todo o território nacional.
Sistema BIM
No dia 25 de janeiro, a equipe que atua na análise de projetos urbanísticos teve uma palestra para conhecer o sistema BIM (Building Information Modeling), um modelo de informações de construção que possibilita transformar as análises de projetos físicos em digitais.
A exposição “BIM, cidades, impactos e oportunidades” mostrou como a Secretaria pode usar a tecnologia para licenciar projetos arquitetônicos. De acordo com o secretário da Seplurb, Renato Mesquita, para compatibilizar o Sistema BIM para aprovação de projetos será preciso usar os parâmetros da Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo (LPOUS) e do Plano Diretor Estratégico do município.
Em linhas gerais o sistema BIM é a virtualização da construção. Um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o processo de construção de um edifício desde o planejamento até a fase de construção, operação e/ou manutenção dessa edificação.