Nossa Cidade
Seplurb participa de operação da Polícia Civil em comércio de celulares
A Prefeitura de Campinas participou na manhã desta terça-feira, dia 4 de abril, da “Operação Check IMEI”, contra roubos, furtos e receptação de celulares, realizada pela Polícia Civil por meio da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Campinas. Fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e da Guarda Municipal de Campinas (GM) estiveram com os policiais civis em 35 estabelecimentos localizados em uma galeria na rua Ferreira Penteado, no centro da cidade.
Dez fiscais do Departamento de Controle Urbano (Decon), da Seplurb, averiguaram a regularidade do funcionamento dos comércios investigados pelos policiais civis. Das 35 lojas, seis foram intimadas pelos fiscais a fechar, por não apresentarem alvará de funcionamento nem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Outros 27 comércios foram intimados a regularizar a documentação do alvará na Prefeitura, mas estavam com AVCBs válidos. Também foram analisados os documentos de dois microempresários que estavam regulares.
A “Operação check IMEI”, voltada à fiscalização de lojas de eletrônicos, em especial de telefones celulares, tem o objetivo de atingir receptadores para coibir a prática de crimes de roubo e furto de aparelhos celulares e continuará sendo realizada, de forma periódica, em diversos locais da cidade.
Segundo a Polícia Civil, vários aparelhos celulares foram apreendidos para averiguação. Um homem, que se apresentou como proprietário de uma das lojas fiscalizadas, foi preso em flagrante por receptação qualificada, pois estava expondo para venda um aparelho de telefone móvel produto de roubo. O celular foi identificado pelo IMEI, o número de identificação Internacional único para cada telefone.