Nossa Cidade
Seravi inicia busca ativa contra a violência doméstica em Campinas
O Serviço de Responsabilização e Reeducação do Autor de Violência (Seravi), trabalho de conscientização e reeducação de homens, inicia em outubro, dia 3, a formação de grupos reflexivos para o atendimento de autores de violência alcançados por meio de busca ativa. O propósito é combater o ciclo da violência doméstica em Campinas.
O Seravi funciona na Avenida Anchieta, 343, 5° andar (Telefone: 19 3376-3742). Até então o atendimento era feito a partir do desejo do autor da violência de modificar o comportamento. Agora, além da demanda espontânea, a busca ativa é feita por meio de consultas a boletins de ocorrências, determinações judiciais, referenciamento da rede protetiva da mulher e demandas espontâneas, buscando abordar temas essenciais para reverter a situação de violência que afeta inúmeras mulheres no município. Os novos usuários do serviço são primeiro atendidos individualmente e depois seguem para os grupos reflexivos.
“A busca ativa por parte do Seravi é um passo significativo na luta contra a violência doméstica em Campinas. Oferecendo recursos, apoio e educação, o serviço procura fazer uma diferença real na vida das mulheres, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
O Seravi tem a capacidade de atender até 45 usuários mensalmente e o atendimento é destinado a homens residentes em Campinas que protagonizaram ou ainda protagonizam situações de violência doméstica contra a mulher.
O serviço ocorre por meio de grupos reflexivos e atividades educativas, abordando temas como violência de gênero, construção social de gênero, cultura machista/sexista, e diferentes masculinidades e a formação do homem na sociedade brasileira.
O Seravi conta com uma equipe especializada, incluindo um gestor, um psicólogo e um especialista em relações sociais. Juntos, eles atuam para promover a mudança e a conscientização necessária para enfrentar e reduzir a violência doméstica.