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Serviço 156 completa 40 anos com mais 20 mil atendimentos mensais
O Serviço 156 da Prefeitura de Campinas completa nesta terça-feira, 19 de novembro, 40 anos de funcionamento. O canal de comunicação oficial entre a população e a Administração Municipal chega a esta marca realizando mensalmente uma média de 20 mil atendimentos telefônicos, seja via internet, seja via WhatsApp.
O serviço foi implantado em 1984 e é considerado um dos pioneiros no Brasil, por permitir a democratização e a facilidade de acesso aos serviços municipais. Por meio do Serviço é possível obter informações gerais de todas as Secretarias Municipais e também de serviços de utilidade pública, informar-se sobre telefones e endereços de todos os setores da Prefeitura e das autarquias, além de agendar todas as demandas de Programas Sociais.
Todos os atendentes são capacitados para tirar dúvidas, orientar os cidadãos e analisar as demandas apresentadas para encaminhar ao setor pertinente. Atualmente, 32 profissionais atuam no 156, sendo 27 atendentes.
O Serviço de Informação e Solicitação de Serviços Públicos ainda conta com seis postos descentralizados com atendimento presencial. Em 2024, a média é de 2.230 atendimentos por mês.
A implementação do WhatsApp em dezembro de 2023 trouxe diversas vantagens e benefícios no atendimento à população, devido à possibilidade de fazer solicitações e acessar informações 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo fins de semana e feriados pelo número (19) 2116-0156.
O serviço oferece respostas imediatas e simplificadas para as solicitações do cidadão como pedidos de poda de árvore, reclamações, sugestões, serviço de tapa-buraco e denúncias.
Outros serviços estão sendo desenvolvidos para facilitar o acesso à população, entre eles: consulta aos benefícios da Assistência Social e o agendamento do atendimento presencial.
E o Futuro?
O objetivo é que o WhatsApp 156 seja cada vez mais aperfeiçoado, com a implantação de novos serviços e construção de ferramentas de integração como o georreferenciamento para facilitar o planejamento para execução das demandas e aumentar a velocidade de resolução.
A equipe do 156 ainda realiza reuniões com usuário do serviço e estuda implantar algumas sugestões.
Como utilizar o serviço?
O atendimento presencial e por telefone é feito de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
- Telefone 156: das 8h às 18h;
- Espaço Cidadão no Paço Municipal, Av. Anchieta, 200, Térreo, Centro: das 8h às 17h;
- Postos de Atendimento Agililza Campinas: das 8h às 16h
Agiliza Barão Geraldo
Endereço: Rua Luiz Vicentin,195 – Barão Geraldo
Agiliza Campo Grande
Endereço: Rua Manoel Machado Pereira, 902, Praça Concórdia
Agiliza Ouro Verde
Endereço: Shopping Spazio Ouro Verde, 1º andar, Av. Ruy Rodrigues, 3900, Parque Universitário
Agiliza Nova Aparecida
Endereço: Centro Comercial Posto 3 Vias, Piso Superior, R. João Carlos do Amaral, 561A, Jd. Aparecida
Agiliza Sousas
Endereço: Rua Humaitá, 144, Sousas
De forma online:
– Via Requerimentos Campinas;
– Whatsapp 156 – (19) 2116-0156