Nossa Cidade
Serviço de Imigrantes e Refugiados promove curso de panificação
A fim de oferecer uma oportunidade de profissionalização, o Serviço de Apoio aos Imigrantes, Refugiados e Apátridas está oferecendo um curso de panificação gratuito para os usuários do órgão. Promovido por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, a qual o Serviço está vinculado, o curso é uma parceria com o Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa (IPEP) e já capacitou nove pessoas. Para 2018, a previsão é que novas turmas iniciem o curso a partir de março.
Ao longo do mês de novembro, os participantes aprenderam a preparar receitas de pães e salgados, com a finalidade de se especializar na área de panificação e gerar renda para suas famílias. A turma foi composta principalmente por mulheres que receberam certificados ao final do curso.
Segundo a psicóloga do Serviço de Apoio, Valéria Scatolini, além das informações técnicas recebidas na primeira aula, os alunos puderam renovar suas crenças, em sua tarefa de superação das adversidades, nas quais se inserem os desafios representados pelo idioma. “No diálogo com os demais participantes e com os professores, os alunos do curso acrescentaram ao conteúdo suas próprias histórias de vida e de superação usando o processo de preparo dos pães e salgados como um recurso”.
Durante o curso, os integrantes tiraram fotografias, enviaram a seus parentes distantes “como forma de alento à saudade”, contou Valéria. As aulas foram ministradas voluntariamente pelos estudantes Rosemeire Rodrigues da Silva e José Leandro Nogueira do curso de Gastronomia do IPEP, sob coordenação do professor Emilio Rodrigues.