Nossa Cidade
Serviço de Proteção Social Básica domiciliar atenderá pessoas idosas e com deficiência
A Prefeitura de Campinas lança na quinta-feira, dia 4 de julho, às 14h, o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. A iniciativa busca atender a uma população duplamente vulnerável, que inclui pessoas com deficiência e idosos, promovendo a inclusão social e assegurando o acesso a direitos fundamentais.
O serviço destina-se a pessoas com deficiência de todas as faixas etárias e idosos, com 60 anos ou mais, que vivenciem situações de vulnerabilidade social. A meta é garantir direitos, desenvolver mecanismos de inclusão social, equiparar oportunidades e promover a autonomia dos usuários, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento.
“Com a implementação do serviço, Campinas dá um passo significativo na promoção da justiça social e na garantia de direitos fundamentais para uma população vulnerável”, declarou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Distritos de Assistência Social (DAS) identificaram usuários que vivenciam situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais para serem atendidos pelo serviço. O critério adotado foi o de vulnerabilidade. A execução do serviço ficará a cargo da Fundação Síndrome de Down, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada por meio de um chamamento público. A parceria permitiu uma capacidade de atendimento de até 96 usuários e suas famílias.
A gestão das vagas será conduzida pelos Distritos de Assistência Social (DAS), com a identificação e encaminhamento dos casos realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelos próprios DAS. Este serviço busca não apenas ampliar, mas também qualificar o acesso aos serviços socioassistenciais oferecidos pelo município.
O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio tem como objetivo principal a prevenção de agravos que possam resultar no rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Para alcançar esse objetivo, o serviço oferece atendimento domiciliar planejado, visando o desenvolvimento de autonomia, fortalecimento de vínculos, suporte à participação social e defesa de direitos.