Nossa Cidade
Serviço SOS Rua de Campinas celebra 14 anos de atividade
A secretária adjunta de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Clébia Alves Campos Oliveira, esteve nesta segunda-feira, dia 6, na sede do SOS Rua para celebrar os 14 anos do serviço.
Desde sua criação, em 2009, o SOS Rua tem desempenhado um papel crucial na assistência e atendimento às pessoas em situação de rua na cidade. O serviço está a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Cornélia Vlieg.
“Sempre costumo dizer que política pública se faz com parceria e o acolhimento à população em situação de rua em Campinas é realizado com muita competência e dedicação ao longo desses 14 anos”, afirmou a secretária Vandecleya Moro. Para Clébia Oliveira, o serviço é um dos alicerces da política de acolhimento da população em situação de rua em Campinas.
As equipes do SOS Rua percorrem diariamente as ruas de Campinas, em todas as regiões da cidade, para oferecer abrigo e serviços públicos às pessoas em situação de rua. Durante a Operação Inverno, que ocorre anualmente entre 1º de maio e 30 de setembro, o SOS Rua amplia o período de acolhimento, estendendo-se das 8h à meia-noite, para garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços de proteção e assistência social.
Ao longo de 2022, foram realizados pelo SOS Rua 9.835 atendimentos para pessoas em situação de rua, realizadas 21.664 abordagens e entregues 18.149 cobertores. Além disso, o SOS Rua encaminhou 138 pessoas para serviços de média complexidade e outras 2.664 para serviços de alta complexidade.
O SOS Rua conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. Eles oferecem serviços de assistência social, encaminhamento para abrigos e serviços de saúde, além de orientação sobre direitos e deveres das pessoas em situação de rua.
A atuação do SOS Rua é fundamental para garantir a proteção e a dignidade das pessoas em situação de rua em Campinas. Ao completar 14 anos, o serviço reforça seu compromisso com a população mais vulnerável da cidade e com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.