Nossa Cidade
Serviços Públicos reforça limpeza no Centro de Campinas para Natal e Ano Novo
A Secretaria de Serviços Públicos reforçou as equipes de manutenção e limpeza do Centro de Campinas para os períodos de Natal e Ano Novo, quando ocorre o movimento mais intenso do comércio de rua e há aumento da demanda pelos trabalhos.
Antes do Natal, o horário de término da varrição noturna foi estendido das 22h para 23h30, após fechamento das lojas, e uma equipe de oito funcionários realizou ainda a varrição complementar das 22h às 6h.
Também foram reforçadas na área central equipes de lavagem de rua, limpeza de bueiros manual e mecanizada. No centro expandido da cidade são coletadas, por dia, média de 10 toneladas de lixo pelos 300 garis responsáveis pela limpeza urbana. Em virtude do período de Natal, a equipe foi reforçada com mais 50 profissionais temporários.
Ao todo, 650 funcionários, entre coletores de lixo, motoristas, varredores e ajudantes, atuam na limpeza pública da cidade.
Em Campinas, nesta época do ano, há um aumento de 15% no volume de resíduos coletados nas residências. Campinas coleta 1.300 toneladas por dia de resíduos orgânicos na coleta domiciliar e o reforço em ações de limpeza continua até terça-feira, 2 de janeiro.
Durante o feriado de Natal, a coleta de lixo ocorreu normalmente durante o dia e à noite. Já no feriado de Ano Novo, o serviço fica suspenso e será retomado no dia seguinte.
Limpeza urbana
Em dezembro, Campinas foi apontada como a 3ª cidade com o melhor índice de limpeza urbana do país. O município se destaca entre as cidades mais bem pontuadas com população acima de 250 mil habitantes no Brasil, segundo classificação do Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu). Em primeiro e segundo lugares estão Florianópolis, com 537 mil habitantes, e Blumenau, com 361 mil. O estudo avaliou 3.947 municípios.