Nossa Cidade
Servidor aprende a usar sistema que envia dados sobre animais silvestres
A Prefeitura de Campinas capacitou mais 43 servidores para utilizarem a ferramenta SISS-Geo (Sistema de Informação em Saúde Silvestre) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O treinamento foi realizado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do Departamento de Vigilância em Saúde na manhã desta sexta-feira, dia 12 de novembro, na Lagoa do Taquaral. Profissionais do Núcleo de Controle Ambiental das Vigilâncias em Saúde (VISAs) regionais e da UVZ participaram da capacitação.
O evento foi mais uma ação da Semana Estadual de Mobilização para Prevenção de Arboviroses e teve como objetivo promover o uso da ferramenta nas ações de rotina dos servidores. “O SISS-Geo é um importante recurso para o registro de animais silvestres vivos e mortos e possibilita realizar ações mais ágeis para identificar uma possível situação emergencial de saúde pública”, explicou Elen Fagundes Costa, coordenadora da UVZ.
O aplicativo – que pode ser utilizado por profissionais e também pela população – permite o envio de informações, como características do animal e do ambiente onde ele foi encontrado, localização e até imagens. Os registros podem sinalizar um risco para o meio urbano e, com isso, é possível, colocar em prática planos de contingência para proteger a população.