Nossa Cidade
Servidor apresenta sistema de visualização de dados no gabinete
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, recebeu em seu gabinete, na tarde de terça-feira, dia 18, o servidor Paulo Arce, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, assim como integrantes da pasta para a apresentação de um painel interativo, produzido por ele em conjunto com a equipe de Gestão da Informação da Área de Vigilância Socioassistencial. A base de dados é o Sisnov (Sistema de Notificação de Violência).
“Esse sistema será de grande utilidade para diversas secretarias. Precisamos de ações integradas para enfrentar os problemas complexos de nossa cidade, como a violência. Parabéns!”, afirmou o prefeito, que entregou ao servidor um brasão do município como sinal de reconhecimento pela iniciativa.
A ferramenta digital está em fase de validações internas antes de ser disponibilizada. O Sisnov é um sistema intersetorial e interinstitucional de notificação sobre violências em Campinas e em breve vai dispor de painéis interativos de Business Intelligence (BI) para análises e recortes informacionais variados.
“Esse painel tem o potencial de permitir com agilidade a identificação de padrões e tendências e vai auxiliar na tomada de decisões para a criação de políticas públicas mais eficientes e direcionadas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
A tecnologia facilita a visualização por inúmeros temas, inclusive recortes geográficos na cidade, assim como o acesso e disseminação de informações sobre diversos tipos de violência, como física, sexual, psicológica, negligência, tortura, maus-tratos, tráfico de seres humanos, violência financeira/econômica, trabalho infantil e outros.