Connect with us

Nossa Cidade

Servidor resgata obra de Amilar Alves em livro que será lançado no dia 8

O livro “Teatro de Amilar Alves”, organizado por Maria Clara Gonçalves e Ramiro Rodrigues, traz a seleção inédita da dramaturgia do autor campineiro entre os anos de 1911 a 1939, sendo elas, “Qui, quae, quod” (comédia, 1911), “João da Mata” (drama-caipira, 1921), “Tagarelices de papagaio” (comédia, 1928), “Degenerados” (drama, 1932), “Ciúmes e arrufos” (comédia, 1933) e “Fernão Dias” (drama-histórico, 1939).

As peças foram publicadas pela última vez nos anos 1930, sendo apenas acessíveis em departamentos de obras raras de bibliotecas e museus. Uma das cópias, a do Museu Lasar Segall, foi restaurada por meio de recursos do ProAC da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. A revisão e a transcrição foram feitas pela Prof. Dra. Maria Clara Gonçalves, pesquisadora de teatro brasileiro e professora no pós-doutorado (FAPES) na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

“O livro apresenta, ainda, estudos introdutórios que ajudam a repensar o lugar e a obra de Amilar Alves: tanto pela descrição das escolhas estéticas do dramaturgo alinhadas à produção teatral de seu tempo, quanto a concepção cultural e social da cidade de Campinas em sentido amplo”, disse  Maria Clara Gonçalves.

Ramiro Rodrigues, cineasta e mestre em Artes da Cena pela Unicamp, é servidor municipal da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e foi provocado pelas coincidências que observou entre si e o autor, também cineasta e teatrólogo.

“Aprofundar-se em Amilar Alves e suas contradições estéticas e políticas permite um vislumbre do potencial transformador de toda e todo agente cultural campineiro, quando nós também assumimos profundamente, no âmago de nosso fazer, as contradições de nossa cidade”, disse Rodrigues.

O lançamento do livro será no dia 8 de setembro, das 18h às 21h, no MIS. O evento faz parte das comemorações do centenário de um dos primeiros longas-metragens ficcionais brasileiros “João da Mata”, dirigido por Amilar Alves e lançado no antigo Cine Rink, em 8 de setembro de 1923.

Desde 2018, a Câmara Temática do Audiovisual (CTAv Campinas) realiza a Semana Amilar Alves, consolidada no Calendário Oficial pela Lei Municipal nº 15.756/2019. Neste ano, há a parceria com o ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista, que sediará a programação do IV Encontro de Cinema do Interior no MIS Campinas, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Projeto de Memórias

O trabalho do servidor Ramiro Rodrigues também fortalece ao processo de construção do Projeto de Resgate e Registro das Memórias dos Servidores Municipais. Ele atua junto ao setor responsável por essa proposta, constituído junto ao Departamento de Apoio à Gestão e Projetos Integrados (DAGPI).

“O projeto de Memórias será apresentado para os servidores em outubro, Mês do Servidor”, disse Fábio Custódio, diretor do DAGPI.
 

Serviço

IV Encontro de Cinema do Interior Paulista
Local: MIS Campinas
Data: de 7 a 9 de Setembro
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas/SP
Mais informações: www.icineforum.com.br

Programação Completa

7 de Setembro (quinta-feira)
MIS Campinas – Sala Glauber Rocha
Horário: 18h às 21h – Mostra Panorama ICine

8 de setembro (sexta-feira)
MIS Campinas – Sala Glauber Rocha

14h30 às 17h00 – Debate: De onde viemos e para onde vamos: Contra-hegemonia, regionalização e diversidade em debate
Mediação: Isadora Maria Torres (Rio Claro)
Participação: Daniel Infinito (Campinas), Felipe Gemelli (Vale do Paraíba), Ariadne Zampaulo (Piracicaba) e Aryell Souza Silva (Ourinhos)

18h às 21h – 100 anos de João da Matta: Reminiscências do Interior Paulista
Lançamentos:
– Curta-metragem “100 anos de João da Matta” do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
– Longa-metragem “João da Mata”, do Ramiro Rodrigues
– Livro “O teatro de Amilar Alves”, de Maria Clara Gonçalves e Ramiro Rodrigues
Mediação:  Maria Clara Gonçalves
Participação: Ramiro Rodrigues e Filipe Miranda

9 de Setembro (sábado)
MIS Campinas – Salas Educativas
14h30 às 16h – Espaços Formativos
– Políticas públicas municipais de cultura: Facilitador – Ivan Montanari, Fligsp (Fórum do litoral, grande São Paulo e Litoral)
– Cineclubismo: Facilitadora – Priscila Sales (Assis)
– Observatório ICine: Facilitadora – Bruna Epiphanio (Piracicaba)

17h às 21h
MIS Campinas – Sala Multiuso
Assembleia ICine
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas – SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas – © Todos os direitos reservados

Sair da versão mobile