Nossa Cidade
Servidora da Saúde prepara ação solidária pelo 14º Natal seguido: “Fazer a diferença”
A solidão enfrentada pela população em situação de rua em Campinas sensibilizou a servidora pública Marcela do Prado Coelho, de 42 anos, a buscar um novo significado para o Natal. Coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses, ela se prepara para realizar em 25 de dezembro, pelo 14º ano seguido, uma ação solidária que vai além da oferta de alimentos para pessoas que são tratadas muitas vezes como invisíveis pelas demais.
“Oferecer alimento, um abraço e uma escuta amorosa podem fazer a diferença”, destacou.
Em meio às celebrações de uma das datas mais importantes para os cristãos, Marcela participa de forma voluntária do Lanche de Natal, na região central. Inicialmente, a ação criada pelo casal de amigos voluntários Juliana Crude e Guto Goldenberg era realizada com o Lanche Solidário, outra ação em prol de moradores em situação de vulnerabilidade social.
Desde aquele ano, lembrou Marcela, ela conseguiu mobilizar mais pessoas a fortalecerem a iniciativa e a expectativa dela é conseguir mais integrantes e colaborações para ampliar os resultados do trabalho no dia de Natal, geralmente realizado no período da manhã.
O Centro de Campinas foi escolhido como foco da ação em virtude da quantidade de moradores que podem ser beneficiados. Desde 2020, cada edição do trabalho voluntário reúne média de 15 participantes e permite cerca de 150 atendimentos.
“É uma satisfação imensa ver que conseguimos sensibilizar mais pessoas a olharem para o próximo. Um sentimento de esperança, de que o ser humano se preocupa com o outro e se movimenta para fazer algo a respeito em um cenário onde o egoísmo tem sido evidente.”
Para ela, a iniciativa se tornou ainda mais importante desde o início da pandemia da covid-19, por conta de reflexos na economia nacional. A situação dos moradores em situação de rua é um dos assuntos prioritários do governo, que tem buscado melhorias na assistência e acolhimento. Até 2021, este grupo era estimado em 932 pessoas.
“A expectativa é estarmos lá no Centro na manhã de Natal para levar um pouco de alimento e acolhimento para quem precisa. Para ajudar, aceitamos produtos não perecíveis e itens de higiene como sabonete, papel higiênico, escova e pasta de dentes”, afirmou Marcela.
Quem quiser colaborar com o Lanche de Natal pode entrar em contato pelo e-mail: giselecstorres@gmail.com.