Nossa Cidade
Servidores da Rede Mário Gatti têm palestra sobre Lei de Proteção de Dados
A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar promoveu capacitação para os seus servidores sobre os conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A lei define diretrizes para a coleta e processamento de informações pessoais, e entrou em vigor em setembro de 2020 no Brasil.
Desde agosto de 2021, começaram as aplicações de sanções administrativas para quem descumpre as regras — o que inclui os gestores da Rede Mário Gatti, médicos e outros profissionais de saúde.
Servidores da Rede assistiram a uma palestra da especialista em Direito Público e na Lei Geral de Proteção de Dados, Michèle Stoffel, nessa quarta-feira, dia 24, sobre a lei que salvaguarda a segurança jurídica de todos os envolvidos no tratamento da informação: o hospital, o paciente e o profissional da saúde.
Segundo a coordenadora jurídica da Rede, Mariana Juabre, houve importante participação dos servidores, o que mostra o engajamento da equipe na adequação em seus processos de trabalho para garantir a segurança dos dados dos pacientes, familiares, colaboradores e empresas que possuem vínculo contratual com a Rede.
Pela legislação, os dados pessoais coletados na área da saúde são considerados sensíveis pelos riscos que a sua divulgação pode trazer à vida do titular, que pode ter sua privacidade e honra afetados.