Connect with us

Nossa Cidade

Servidores doam sangue em ação de solidariedade no Paço Municipal

Servidores da Prefeitura de Campinas participaram, nesta segunda-feira, 9 de dezembro, de uma ação de solidariedade, promovida pelo SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade), Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) e pelo Hemocentro. A campanha  “Servidor, pratique solidariedade e doe sangue” coletou 33 bolsas de sangue que devem ajudar 132 pacientes.

 

Vivian Carla de Assis Cavalcante foi uma das doadoras. Ela conta que, no final do ano passado, sua mãe passou por uma comorbidade muito grave e precisou de transfusão de sangue. “Muitas pessoas se mobilizaram para a doação, inclusive meus queridos colegas de trabalho aqui da Prefeitura. Com isso foi possível a manutenção e recuperação da saúde de minha mãe”. 

Ela já havia doado sangue algumas vezes, mas por conta da correria do dia a dia, acabava doando só quando algum conhecido precisava. “Quando vivi essa situação de perto, entendi a necessidade de doar sempre, pois existem muitas pessoas precisando e é muito importante todos ajudarem. Sempre que for preciso participarei das campanhas”, comentou.

Para Rodrigo Godoi doar sangue é um ato de solidariedade. “Quando soube da campanha, senti que essa era uma oportunidade de ajudar.

 

Como servidor, a possibilidade de ter o dia abonado no trabalho também foi um incentivo importante”, conta. “Esse benefício demonstra que há um reconhecimento ao gesto de doação, tornando mais acessível para muitos a decisão de participar. Acaba sendo uma troca simbólica e justa, que valoriza tanto a solidariedade quanto a responsabilidade social”.

 

E a campanha não acabou hoje. Quem quiser doar sangue pode procurar as unidades do Hemocentro na Unicamp e no Hospital Mário Gatti, entre 16 e 20 de dezembro. 

“Essa é uma semana que tende a ser mais tranquila, por isso queremos incentivar os servidores a aproveitarem este momento para doar sangue e praticar um importante ato de solidariedade e amor ao próximo, principalmente nessa época de festas de fim de ano”, disse Alice Ricardo, do Departamento de Apoio à Gestão e Projetos Integrados (DGPI).

Na ação desta segunda-feira, 33 servidores participaram; foram coletadas 33 bolsas, num total de 14.850 litros de sangue. As doações devem ajudar 132 pacientes.
 

Quem pode doar sangue

Pessoas entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, estar descansado, não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da adoção e peso mínimo 50 kg e máximo de 150 kg, As informações estão disponíveis no site do Hemocentro (https://www.hemocentro.unicamp.br/perguntas-frequentes/criterios-para-doacao-de-sangue/).

SerSol

O SerSol (Programa de Fomento e Fortalecimento de Projetos e Ações de Solidariedade) tem como objetivo qualificar, fortalecer e apoiar as ações de solidariedade dos servidores, estimular equipes a abraçarem causas sociais e, sobretudo, atender emergências como a que vivemos com a crise sanitária do coronavírus.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com