Nossa Cidade
Servidores municipais recebem formação sobre comunicação não violenta
“Comunicação Não Violenta” é tema de formação destinada a servidores municipais que atuam no atendimento de crianças e famílias na primeira infância. A capacitação, realizada em 30 de maio, é resultado de uma parceria entre o comitê intersetorial do Plano Primeira Infância Campineira (PIC) e a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).
Cerca de 30 profissionais das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, conheceram as ferramentas da campanha “Cria na Paz” que podem ser usadas por eles para orientar as famílias. A campanha, idealizada pela Rede Urban95, busca interromper o ciclo de violências domésticas contra a criança, ajudando a combater as agressões físicas, gritos, castigos e humilhações que fazem muito mal ao desenvolvimento de qualquer ser humano.
Os servidores também tiveram acesso ao conteúdo do Pé de Infância cujo material é disponibilizado gratuitamente pelo site www.pedeinfancia123.com.br. O Pé de Infância é uma iniciativa que busca apoiar cuidadores de crianças de zero a três anos de idade por meio da implementação de ações, conteúdos, informações e intervenções urbanas nos municípios que fazem parte da Rede Urban95.
A proposta é promover hábitos saudáveis e interações positivas do adulto com a criança pequena transformando espaços e cultivando um terreno mais fértil para a criança se desenvolver integralmente.
O coordenador do comitê do PIC, Thiago Ferrari, destacou o compromisso da administração municipal ao aderir a campanha e proporcionar essas formações aos servidores. “Sabemos que a violência é muitas vezes cultural e que precisamos encontrar estratégias, técnicas e apoio de profissionais para mudar hábitos dentro e fora de casa. Essa capacitação, ministrada pela equipe do PIC, é uma oportunidade de replicarmos as informações e orientações que recebemos de especialistas no assunto”, disse.
Impactada pelo treinamento, a servidora da secretaria de Saúde, Iara Talita da Silva Ferreira Godinho, acredita que esse conteúdo deve ser divulgado entre as pessoas que lidam com as crianças. “Eu achei muito proveitoso todo o conteúdo, seria ótimo se todos os servidores, mães, pais e pessoas que lidam diretamente com crianças fizessem este curso, principalmente pelo fato de que as ferramentas discutidas servem para melhorar e redefinir toda a linguagem que usamos com as crianças e com os outros com quem nos relacionamos. A comunicação e expressão não violenta é fundamental para nos direcionarmos a uma sociedade mais empática, respeitosa e caridosa”, colocou.
Iara disse que saiu do treinamento com vontade de compartilhar as informações com todas as amigas que são mães. “Quero acalmá-las dizendo que podemos fazer a diferença na educação e formação dos nossos filhos, por meio do diálogo sobre os sentimentos e ajudá-los a entender sobre as emoções que eles sentem. O curso foi maravilhoso! Queria mais uma semana de formação. O material do site Pé de Infância é riquíssimo”, ressaltou.
Cria na Paz
A adesão do município de Campinas à campanha “Cria na Paz” uma das ferramentas do Pé de Infância, reforça o compromisso da cidade com iniciativas que apoiam o desenvolvimento integral das crianças nos primeiros anos de vida. Desde o ano passado, quando esse acordo foi firmado, o comitê intersetorial do PIC divulga o material em suas redes sociais e capacita servidores municipais que atuam no atendimento de crianças e famílias na primeira infância.
A campanha, idealizada pela Rede Urban 95, apresenta diversos vídeos ilustrativos que geram reflexão e outros informativos motivacionais, com o objetivo de interromper o ciclo de violência doméstica infantil. O material é divulgado pelas redes sociais do PIC – Youtube, Instagram e Facebook.
Sobre o PIC
O Plano Primeira Infância Campineira é a iniciativa que visa orientar as ações do poder público e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos da criança. Seu objetivo é pensar e planejar a cidade para as crianças de zero a seis anos de idade para os próximos anos.
Confira o material disponível sobre as ações da Prefeitura de Campinas para a primeira infância acessando os canais de comunicação do PIC:https://www.instagram.com/pic_primeirainfancia/, https://www.facebook.com/pic.campinas/, Whatsapp – +55 (19) 98254-3612 e https://pic.campinas.sp.gov.br