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Nossa Cidade

Servidores participam de capacitação sobre Carta de Serviços no Salão Vermelho

Servidores da Prefeitura de Campinas participaram da capacitação "Carta de Serviços na Prática", na tarde desta quinta-feira, 29 de fevereiro, no Salão Vermelho do Paço Municipal. O evento contou com a palestra sobre Linguagem Simples, promovida pelo especialista sobre o tema Thiago Pinheiro, da Unicamp.
 
A Carta de Serviços é instrumento integrado ao site da Prefeitura, dentro do projeto "Campinas na Palma da Mão", e acessível aos cidadãos, que podem consultar todas informações e serviços disponíveis no município. A Carta promece a transparência e eficiência no atendimento público, ao apresentar de forma objetiva e acessível os serviços oferecidos, seus requisitos, prazos e formas de acesso.
 
De acordo com o diretor do Deinfo (Departamento de Informatização), Rogério Amarante, a ação qualifica os servidores públicos e engloba tecnologia, processos e pessoas, com o objetivo de fornecer ao cidadão mais qualidade e facilidade no atendimento. "Como estamos em um processo de melhorar a qualidade do fornecimento de serviços para os cidadãos, é importante integrar o máximo de pessoas aqui da Prefeitura como os servidores e não ser algo isolado em um grupo pequeno. Então, estamos colocando as pessoas no meio do processo não pensando apenas na tecnologia e sim capacitando melhor o cidadão para ter melhor conteúdo no portal da Prefeitura e na Carta de Serviços e para ter um serviço melhor prestado para o cidadão", disse Amarante.
 
A implementação da Carta de Serviços atende o Decreto Municipal 23.106 de 2023, que adapta o que a Prefeitura já tem de serviços às determinações que estão previstas na legislação federal. A Carta faz parte do Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
 
O encontro foi dividido em quatro etapas. A primeira foi uma explanação da secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Joselaine, seguida da procuradora Fernanda Zaitune, que explicou o que é a Carta de Serviços e a legislação que a criou; na sequência, Thiago Pinheiro realizou a palestra "Linguagem Simples na elaboração da Carta de Serviços".
 
Na segunda etapa, Jaqueline Lustosa e Maicon Xavier, da Secretaria de Gestão e Controle, apresentaram o guia com orientações para a implementação da Carta de Serviços, apresentando exemplos práticos.
 
Na terceira etapa, a Ouvidoria fez a avaliação dos serviços. O evento foi encerrado com a exposição de Marcelo Bertone, analista de tecnologia da informação do Deinfo, que explicou como será a live que será promovida para os servidores nesta sexta-feira, dia 1º de março, para esclarecer, de forma prática, como os servidores vão poder inserir, alterar e excluir serviços no Portal da Prefeitura, utilizando o editor de conteúdo (Portal API).
 
O evento foi promovido pelas Secretarias de Gestão e Controle, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Deinfo, e contou com o apoio da Ouvidoria Geral do Município.
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