Connect with us

Nossa Cidade

Servidores participam de capacitação sobre parentalidade responsável

À espera da chegada do segundo filho, o servidor Fernando Rodrigues Cordeiro, que também é pai da Júlia de 6 anos, participou, nesta quarta-feira, 9 de novembro, do curso Parentalidade Responsável. A capacitação, promovida pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) é obrigatória para os futuros pais terem direito à ampliação da Licença Paternidade.

“Gostei muito do curso. Em um primeiro instante pensei que seriam só coisas que eu já sabia como pai, mas vi que tem bastante detalhes que é bom discutir e aprender”, disse Cordeiro.

Sobre a ampliação da Licença Paternidade de 5 para 20 dias, ele avalia que é um avanço, mas ainda não é o suficiente. “Sinceramente melhorou, mas como gosto de ser presente no que refere aos cuidados e criação, acho pouco, deveria ter mais tempo, pois a mudança na vida de um casal e da família é muito grande”, completou.

Fernando também deixa um recado para os demais servidores. “Pais participem, estejam presentes, pois isso fará muita diferença no desenvolvimento da família. O curso é muito bom, aproveitem”.

Durante o curso, são abordadas questões como paternidade, pré-natal, trabalho de parto, parto, puerpério, amamentação, cuidados com o recém-nascido e primeira infância.

A coordenadora da Escola, Cláudia Praxedes, faz um alerta. “Os servidores que vão se tornar pais e querem ter o direito à licença de 20 dias devem ficar atentos às datas das novas turmas, que serão abertas em breve”, disse. “A capacitação é uma condicionante para que o benefício seja autorizado”, completou.

Ainda segundo ela, a expectativa é de que o curso aconteça a cada dois meses. “O curso Parentalidade Responsável é um direito do servidor, por isso, no dia do curso é liberado do trabalho. É importante negociar com a chefia para que não haja prejuízo nos serviços prestados, principalmente se houver mais de um interessado para a mesma data”, explicou Cláudia.

O médico pediatra e de saúde pública Paulo Bonilha, da Secretaria Municipal de Saúde e membro do Comitê do Plano Primeira Infância Campineira (PIC), é um dos instrutores da capacitação. Segundo ele, o curso é de importância fundamental para empoderar os futuros pais, ampliar suas informações e habilidades para os desafios da paternidade. “É do senso comum se dizer que ‘tem escola para tudo menos para ser pai’, agora para os servidores municipais de Campinas que vão ser pais isso não mais se aplica totalmente. Pelo menos um dia inteiro de reflexões e informações eles vão levar para suas vidas de pais”, destacou. 

Ainda segundo ele, a metodologia participativa e reflexiva adotada para este dia de formação deixou os servidores presentes muito à vontade. “No momento final de avaliação da atividade, eles elogiaram muito e só reclamaram que a formação poderia ser mais longa, que só um dia foi muito pouco”, completou.

Mais informações sobre os cursos e capacitações da EGDS estão disponíveis na página cursos.campinas.sp.gov.br.

Licença Paternidade de 20 dias

A Lei Complementar 314/2021 garante, desde 1º de janeiro de 2022, a ampliação da Licença Paternidade de cinco para 20 dias.

A prorrogação é assegurada, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de uma criança.

Para a prorrogação da licença-paternidade o servidor deverá, obrigatoriamente, participar do Curso sobre Parentalidade Responsável.

Sair da versão mobile