Connect with us

Nossa Cidade

Setec dobra vigilância no Cemitério da Saudade para garantir mais segurança

O Cemitério da Saudade em Campinas teve a vigilância dobrada a partir desta quinta-feira, 30 de novembro, com o início dos trabalhos de uma nova empresa de serviços de vigilância  contratada pela autarquia Setec (Serviços Técnicos Gerais). Outros pontos da cidade também tiveram reforço de pessoal, incluindo o Mercado Municipal.

O número de vigilantes no Cemitério da Saudade foi de quatro para oito. O objetivo da Setec é garantir mais segurança para a população e coibir crimes como furtos no local.

Outras medidas como instalação de câmeras e cerca elétrica estão previstas dentro de um pacote de investimentos que faz parte das comemorações dos 250 anos de Campinas. Veja abaixo detalhes.

Além disso, outros 30 funcionários da empresa Açoforte irão atuar em outros pontos de Campinas, incluindo o Mercadão e área administrativa da Setec. A autarquia é responsável pela gestão dos serviços funerários, cemitérios municipais e solo público de Campinas.

Câmeras

A instalação de 11 câmeras de monitoramento para aprimorar a segurança do Cemitério da Saudade está programada para a próxima semana. Uma delas permite visão 360 graus da área e todas serão interligadas ao sistema Monitora Campinas, programa da Secretaria Municipal de Segurança Pública que tem como objetivo elevar a capacidade de controle digital do município. Um sistema de inteligência artificial ampliará os alertas das câmeras.

Além disso, já foi definido que o campo santo irá receber a instalação de uma cerca elétrica em toda a extensão dos muros recém-construídos. 

O Cemitério da Saudade é considerado um museu a céu aberto e abriga obras de arte tumular de diversos artistas plásticos, como a família Vélez, Lélio Coluccini, entre outros. 

Sair da versão mobile