Nossa Cidade
Setec realiza obras em cemitérios municipais e a reforma no Mercadão
A Empresa de Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec) ganhou destaque neste ano de 2023 com a realização de obras. A principal é a reforma geral do Mercado Municipal que teve início em julho e tem previsão de término em junho de 2024. Está prevista a troca de todo encanamento e rede elétrica, revitalização da fachada e implantação de um mezanino no qual funcionarão restaurantes e lanchonetes.
Segundo o presidente da Setec, Enrique Lerena, “foi um ano de muito trabalho. "Contamos com total apoio da administração do Prefeito Dário Saadi e assim conseguimos bons resultados”, avaliou. Também em 2023, reorganização naa área administrativa da autarquia resultaram no aumento de receita na ordem de R$ 10 milhões.
Em relação aos cemitérios municipais, que são geridos pela autarquia, os muros do Cemitério de Sousas e do Cemitério da Saudade foram refeitos. No caso de Sousas, foram mantidos os traços arquitetônicos do antigo muro, além de ter sido trocado todo o calçamento no entorno do cemitério, onde foi colocado piso intertravado. Já no Saudade o antigo muro deu lugar a uma base toda nova e a um gradil que permite visualizar as centenas de obras de arte que existem no local. Além disso, está em curso a licitação para a troca de todo o piso dos arruamentos, o que garantirá mais comodidade aos visitantes.
A Setec ainda implementou uma parceria com o Centro Integrado de Monitoramento de Campinas (CimCamp) para a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras. Aliado ao aumento dos postos de vigilância, o projeto aprimorou a segurança no Cemitério da Saudade.
A autarquia deu um grande passo também na retomada de sepulturas devolutas nos três cemitérios municipais que administra. Dessa forma, foi possível aumentar a oferta de sepulturas disponíveis.
Em 2023, a regularização das feiras noturnas deu maior segurança jurídica aos quase 300 feirantes, que passaram por um processo de chamamento público e hoje são permissionários devidamente registrados na autarquia. Hoje, são 42 feiras noturnas espalhadas por todas as regiões do município, que geram aproximadamente 2 mil empregos diretos e levam entretenimento a mais de 50 mil pessoas, todas as semanas.
A Setec fez também operações para a retirada de equipamentos publicitários instalados de forma irregular, sem as devidas autorizações. A ação organizou o setor e evitou a poluição visual na cidade.