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Setor de hotelaria e bares registra taxas positivas no Carnaval

Setor de hotelaria e bares registra taxas positivas no Carnaval

A hotelaria da Região Metropolitana de Campinas (RMC) confirma as boas expectativas para o Carnaval de 2023. Com a volta dos carnavais de ruas nas cidades da região, festas de salões e das viagens curtas para descanso, a taxa média de ocupação girou em torno de 40%, segundo estimativa do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB). O índice variou para mais ou para menos de acordo com a classe e a infraestrutura de cada estabelecimento. Nos estabelecimentos voltados para o lazer, a previsão de ocupação chegou a até 90%.

Segundo levantamento realizado pelo CRC&VB junto aos hotéis associados, os resorts, com lazer e atividades para as famílias, e os hotéis, com espaço para eventos, tiveram uma ocupação entre 70% e 90%, chegando a 100% na realização de retiros e vivências religiosas, bastante comum durante o Carnaval.

Os hotéis sem estrutura de lazer, mas bem localizados, que favorecem a recepção de turistas com interesse em conhecer as cidades, visita a parentes ou mesmo aproveitar o feriado prolongado para descansar confirmaram a previsão de ocupação na faixa dos 40%. Já os hotéis econômicos, ligados ao segmento corporativo, registraram uma taxa de ocupação de entre 15% e 25%.

Outro ponto que favoreceu o setor e a economia regional é a opção das famílias por viagens curtas nesta época, uma tendência que vem ganhando força no país. As pesquisas e levantamentos apontam que muita gente está trocando as viagens mais longas, para destinos mais tradicionais, para passeios mais próximos às suas cidades, segundo a entidade.

Restaurantes

O Carnaval também movimentou o comércio dos estabelecimentos próximos a bloquinhos e/ou que tiveram programação para os eventos carnavalescos. O aumento foi de 33% no movimento das casas e aumento de 24% no faturamento, segundo dados da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Região Metropolitana de Campinas.

Segundo a entidade, em comparação ao ano passado em uma perspectiva geral, houve 80% de melhoria no período do Carnaval (como exposição da casa, forma de trabalho, vendas, movimento geral).

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