Nossa Cidade
Setor de livros infantis da Biblioteca Ernesto Zink estimula a leitura nas férias escolares
No período de férias escolares as bibliotecas municipais de Campinas estão repletas de opções para incentivar a leitura e tirar um pouco as crianças das redes sociais e da internet. O setor infantil da Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manuel Zink possui um acervo de 6.560 livros infantis e infanto-juvenis disponíveis para crianças e adolescentes.
As crianças menores, que visitam o setor infantil da biblioteca, quase sempre vêm acompanhadas do pai ou da mãe, que têm muita influência sobre as escolhas do filho, segundo a bibliotecária Amanda Nagliati. De acordo com ela, um exemplo de sucessivas escolhas nos empréstimos feitos por pais e crianças menores é a coleção "O Que Cabe no Meu Mundo" (editora Bom Bom Book), que conta histórias sobre os comportamentos e valores da vida como compreenção, gratidão, prudência, dedicação, otimismo, sensibilidade, fraternidade, perdão e serenidade. "Essa coleção sai bastante. Ontem eu comentei com uma mãe 'ainda bem que a coleção é bem grande', pois sempre que ela vem ela pega um diferente", explica Amanda.
Outra coleção que é muito procurada pelos pais dos pequenos é "O Que Não Cabe no Meu Mundo", que ensina as crianças como não alimentar certos monstros da sociedade como preconceito, bagunça, mentira, preguiça, impaciência. "Mas os pequenos também gostam de escolher. Eles mexem nos livros e escolhem os que têm a capa mais colorida, por exemplo", conta Amanda.
Todas as faixas etárias
Há livros para todas as fases da infância e adolescência. Para os leitores mais novos, os textos são curtos com ilustrações coloridas e atraentes, que estimulam a imaginação e a criatividade. Estes livros estão organizados com etiquetas verdes. Com etiquetas amarelas estão as publicações para crianças recém-alfabetizadas. São livros ilustrados mas com enredo um pouco mais elaborado. Fazem parte os contos de fadas, poemas e histórias adaptadas de autores renomados e personagens atemporais. Um exemplo é a adaptação de "O Pequeno Príncipe", contada pela Turma da Mônica.
Em seguida, há os textos para jovens leitores, marcados pela etiqueta azul. São textos mais longos e enredos mais estruturados. Neste setor está a coleção completa de "Harry Potter", de J. K. Rowling, por exemplo. Com etiqueta vermelha estão os livros para leitores independentes. São livros de tamanhos variados, com pouca ou nenhuma ilustração e com um enredo mais complexo, que exige naior interpretação. Entre os exemplos curiosos, há os livros clássicos em forma de cordel, como "Os Miseráveis", de Victor Hugo; "O Alienista", de Machado de Assis ou "As Aventuras de Robson Crusoé", de Daniel Defoe.
Gibiteca
Na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manuel Zink também funciona o setor de gibis e quadrinhos, a gibiteca. O acervo de 15 mil gibis atrais adultos e crianças durante todo o ano. Crianças de uns 8, 9 anos gostam muito da Turma da Mônica Jovem e mangás. "Preciso conversar com a criança para saber do que ela gosta. Se gosta de aventura, de coisas que acontecem no espaço… Depende da personalidade, e do gosto de cada um", explica Suze Elias, bibliotecária responsável pela gibiteca.
Serviço:
Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manuel Zink
Endereço: avenida Benjamin Constant, nº 1.633, centro, ao lado do Paço Municipal
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Telefone: (19) 2515-7091
E-mail: biblioteca.zink@campinas.sp.gov.br