Nossa Cidade
Setransp e Emdec promovem oficina sensorial voltada à população idosa
Imagine observar as transformações da cidade e dos meios de deslocamento ao som de músicas que marcaram cada época. Este verdadeiro passeio pela evolução da mobilidade será o tema da oficina virtual “Viagem no Tempo: Idosos em Movimento”, que ocorre na próxima quarta-feira, 20 de outubro, às 14h. A realização é da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
A ação tem como objetivo mobilizar a população com mais de 60 anos, ampliando a segurança em seus deslocamentos e promovendo as boas escolhas no trânsito. A participação é restrita ao público já inscrito.
Durante a oficina, serão apresentadas imagens e sons que convidam a uma viagem no tempo, a partir da década de 1950 até os anos atuais. Tendo como trilha sonora músicas que marcaram cada época, os participantes serão estimulados a observar e compartilhar as transformações da cidade e das formas de deslocamento, como o andar pela calçada, atravessar a rua, dirigir, usar o transporte coletivo.
Ações para o segmento
Desde 2001, a Emdec desenvolve ações e programas direcionados ao público idoso. Nos anos de 2017 e 2018, a empresa participou do Programa UniversIDADE da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, com palestras e oficinas presenciais. Agora em 2021, a oficina “Viagem no Tempo: Idosos em Movimento” representará a Emdec no Programa UniversIDADE, que busca fomentar diálogos relacionados à longevidade e qualidade de vida.
Em 2003, a Emdec lançou o programa “Idosos em Movimento”, voltado à mobilidade do segmento e à prevenção de atropelamentos, que foi reconhecido como melhor política pública de mobilidade voltada ao segmento pelo Prêmio Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Real.
Para saber mais sobre os programas de educação para a mobilidade promovidos pela Setransp / Emdec, acesse a seção “Educação” no site da Emdec ou entre em contato pelo e-mail educacao@emdec.com.br.