Nossa Cidade
Sindicância da Emdec conclui que não houve favorecimento à cooperativa Altercamp
Após 68 dias de trabalho, com membros compostos por funcionários de carreira da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o processo de sindicância sobre um possível favorecimento à cooperativa de transporte público coletivo municipal Altercamp concluiu que “não há nenhum indício de irregularidade” em relação ao contrato. O resultado da sindicância interna foi divulgado nesta segunda-feira, 18 de setembro. Os trabalhos foram concluídos na sexta (15).
A Comissão de Sindicância Interna foi aberta em 10 de julho, por determinação do presidente da Emdec, Vinicius Riverete, após operação do Ministério Público (MP) contra membros da cooperativa. Durante o período, 918 folhas de documentos foram analisadas e os dados e informações cruzados pelos integrantes da Comissão.
Os documentos foram colhidos em diferentes áreas da Emdec: Fiscalização, Inspeção, Cadastro, Atendimento, Remuneração / Tarifas e Programação do Sistema de Transporte. Além disso, 21 pessoas foram consultadas sobre processos e procedimentos dentro dessas áreas.
“Após a análise de todas as informações extraídas e obtidas, a Comissão observou que os dados operacionais apresentados pela Altercamp, em comparação com as demais cooperativas e empresas do sistema, não se sobressaem; observou, também, que qualquer possível ação de favorecimento a qualquer permissionário, seja com ou sem bônus financeiro, envolveria parte substancial de áreas e colaboradores da Emdec, como por exemplo, desde as aprovações documentais, monitoramento e fiscalização (garagem, terminais e itinerários) dos permissionários”, relata o documento final, resultado do trabalho da Comissão.
Desde o início da operação feita pelo MP, a Emdec presta todas as informações que são solicitadas, para a efetiva investigação do caso. Também desde o início da determinação judicial, a Emdec suspendeu as permissões dos três investigados. A Emdec acompanha os desdobramentos das investigações e fornece todas as informações que são solicitadas pelo MP.
Histórico
O processo de sindicância interno, com membros compostos por funcionários de carreira da Emdec, foi aberto no dia 10 de julho. E foi prorrogado, por mais 30 dias, em agosto, em função da complexidade do tema, e para o cruzamento dos dados levantados.
No último dia 11 de setembro, a sindicância administrativa foi prorrogada por mais um período cinco dias para a conclusão dos trabalhos, que foram concluídos no dia 15 de setembro com divulgação dos resultados nesta segunda (18).