Nossa Cidade
Sinfônica de Campinas e Banda Sinfônica do Exército juntas nesta 6ª
A Orquestra Sinfônica de Campinas e a Banda Sinfônica do Exército interpretam um concerto especial em homenagem aos 75 anos de existência da 11ª Brigada de Infantaria Leve – GLO na próxima sexta-feira, 27, às 20h, no Teatro Castro Mendes. A entrada é gratuita. A apresentação terá a regência do tenente José Roberto Fabiano e do maestro Luís Gustavo Petri. O repertório reúne obras de Beethoven, Carlos Gomes, Ferrer Ferran, entre eles, além da famosa “Abertura 1812”, de Tchaikovsky.
Os regentes
Natural de Perdões, Minas Gerais, o tenente José Roberto Fabiano ingressou no Exército Brasileiro em 1985. Dentre as congratulações recebidas, destacam-se a medalha militar de ouro, medalha corpo de tropa ouro e medalha sargento Max Wolff Filho. Recebeu da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História a Medalha do Mérito Artístico e Cultural. Foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica de Barueri, Mestre de Música na Banda do 15° BIL em João Pessoa-PB e assistente do maestro Benito Juarez na Banda Sinfônica do Exército.
Luís Gustavo Petri é regente titular da Sinfônica de Santos desde 1994. É convidado frequente das mais importantes orquestras brasileiras. Em 2017, dirigiu o sucesso RISCO – Corpo Cidade com o Balé da Cidade de São Paulo. Foi assessor musical da direção artística do Theatro Municipal de São Paulo de 2011 a 2014. Juntamente com Cleber Papa criou o Ópera Curta. Esteve à frente de orquestras na República Dominicana e em Portugal. Foi o vencedor do Prêmio Bibi Ferreira, na categoria de Melhor Direção Musical pelo espetáculo My Fair Lady (2016).
Autores e obras
Considerações do pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira.
James Barnes
Abertura Sinfônica
A composição foi encomendado pela Banda da Força Aérea dos Estados Unidos para comemorar seu 50º aniversário. A fanfarra inicial demonstra o caráter marcial da obra, mas logo após apresenta o cunho festivo da ocasião a qual a obra homenageia.
Ferrer Ferran
Tempestade no Deserto – Sinfonia nº 1
A Invasão do Kuwait – 1º Mov.
A Guerra do Golfo Pérsico começou com a invasão do Kuwait pelas tropas do Iraque em 2 de agosto de 1990 e o Conselho de Segurança da ONU autorizou o uso da força para que o Iraque se retirasse do Kuwait. Os aliados acionaram a Operação Tempestade no Deserto para libertar o país.
Tenente Gabriel Ribeiro do Amaral
A Batalha do Tuiuti
Com a missão de organizar a Festa da Infantaria em maio de 1977, o maestro Tenente Gabriel compôs uma música à Infantaria: nascia a Minissinfonia inspirada na grande Batalha do Tuiuti. O tema predominante do início da composição segue presente até o final fazendo referência soldados.
Cleber Polido
Duque de Ferro
O dobrado foi inspirado nos principais feitos de Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Escutamos representações do Tenente Coronel que combateu a revolta da Balaiada. Na Guerra do Paraguai, o treinamento e a reorganização das tropas sob o Comando de Caxias e a Bandeira do Império Brasileiro quando o Exército Brasileiro ao chegar a Assunção no Paraguai. O desfecho dessa obra se dá com uma breve menção ao hino a Caxias.
Maestro Eduardo Pereira
Dmitri Shostakovich
Abertura Festiva, Op. 96
Shostakovich foi um compositor versátil. A Abertura Festiva foi um reflexo desse reconhecimento, pois foi uma encomenda feita pela URSS para a comemoração dos 37 anos da Revolução Russa que deu fim ao regime czarista. Essa é uma das obras mais conhecidas do compositor.
Ludwig van Beethoven
A Vitória de Wellington, Op.91
Durante um longo período enquanto durante a vida de Beethoven, o oeste europeu esteve em constantes batalhas territoriais. Nesse contexto, destacamos a figura do Duque de Wellington, que além de Ministro de Estado, foi um soldado que esteve à frente do exército inglês e venceu as tropas francesas em um levante na Espanha.
Carlos Gomes
O Escravo – Alvorada
Essa obra nos remete a uma linda imagem do nascer do dia. Escutamos o prenúncio de um dia em que a natureza está presente, com seus cantos de pássaros em uma bela paisagem bucólica. Ao mesmo tempo, notamos as incertezas que o dia nos traz e expectativas de como os conflitos entre os índios serão solucionados.
Piotr Ilitch Tchaikovsky
Abertura 1812, Op.49, TH 49
Em comemoração à vitória russa contra as tropas napoleônicas, Tchaikovsky compôs a Abertura 1812. No início da peça, escutamos O Lord, Save Thy People, hino da igreja ortodoxa russa e em seguida o hino francês La Marseillaise, simbolizando a batalha.
SERVIÇO
Concerto Orquestra Sinfônica de Campinas e Banda Sinfônica do Exército
Regentes: Luís Gustavo Petri e tenente José Roberto Fabiano.
Quando: 27 de abril, sexta, 20h.
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correia de Lemos, s/nº – Vila Industrial – Campinas). Telefone: (19) 3272-9359.
Entrada gratuita. Distribuição de ingressos uma hora antes do início da apresentação.