Connect with us

Nossa Cidade

Sinfônica fará concerto em homenagem aos servidores no dia 23 de outubro

A Orquestra Sinfônica de Campinas homenageia os servidores municipais com um concerto especial, no dia 23 de outubro, domingo, às 10h, no Teatro Castro Mendes. O evento faz parte das comemorações do Dia do Servidor, que contam, ainda, com atividades como as Olimpíadas, a Mostra de Talentos e o Baile.

Para participar da apresentação da Orquestra é preciso fazer a inscrição, até dia 19, pelo link https://forms.gle/i2AkiYnBk4eetWTN7 . O servidor poderá indicar o número de convites que deseja, com limite de cinco ingressos. Caso o número de interessados ultrapasse o total de lugares, será respeitada a ordem de inscrição.

“No ano passado, fizemos um concerto especial para os servidores e foi um grande sucesso, por isso incluímos o evento na programação deste ano”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. “Serão servidores tocando para servidores. Serão servidores prestigiando o trabalho de outros servidores”, sintetizou.

A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, também falou da importância deste concerto na programação de homenagens aos servidores. “Nós ficamos muito felizes que a Secretaria de Cultura e Turismo esteja tão integrada nessa preocupação e cuidado com o servidor”, disse.

O início do programa se dará sob a batuta do maestro Sangiorgi, com a Abertura da quinta ópera do campineiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896), “Salvator Rosa”. Na sequência, será a vez do aclamado pianista Leonardo Hilsdorf interpretar o célebre Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, do compositor romântico norueguês Edvard Grieg (1843-1907). Uma peça brilhante, reflexiva, por vezes dramática e melancólica, revelando cores e movimentos da dança folclórica norueguesa.

Serviço

Concerto em homenagem ao Servidor Público

Data: 23/10

Horário: 10h

Local: Teatro Castro Mendes

Inscrições: até 19 de outubro, pelo link https://forms.gle/i2AkiYnBk4eetWTN7

Maestro Alessandro Sangiorgi

Nascido em Ferrara, Itália, formou-se em piano pelo Conservatório de Milão e especializou-se em composição e regência. Além de Itália e Brasil, regeu em países como Bélgica, Bulgária, Croácia, Holanda, Israel, Japão, República Checa, Eslováquia, Rússia, Sérvia e Suíça.

Pelos méritos artísticos realizados internacionalmente, foi agraciado pelo Presidente da Itália com o título de “Cavaliere dell’Ordine della Solidarietà”.

Iniciou seus trabalhos no Brasil em 1990, no Theatro Municipal de São Paulo, como Maestro Assistente e Maestro Residente, realizando apresentações de óperas, concertos sinfônicos e ballets. A partir de então, trabalhou com diversas orquestras nos quatro cantos do país, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Goiás.

Atualmente, é Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina/OSUEL (Londrina/PR) e Regente Assistente do Theatro Municipal de São Paulo.

Leonardo Hilsdorf

Um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, Leonardo Hilsdorf vem se apresentando com sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Aclamado pela crítica especializada, sua performance foi saudada como ‘fenomenal’ (Fuldaer Zeitung) e ‘encantadora e magistral’ (L’Indépendant). Por dois anos, foi um dos seletos solistas em residência na Capela Musical Rainha Elizabeth da Bélgica, onde trabalhou sob os cuidados de Maria João Pires, sua atual mentora. Recebeu o primeiro prêmio em diversas competições internacionais na Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, México e Brasil.

Temporadas passadas incluíram aparições em renomadas casas de concerto e teatros ao redor do mundo, como Holanda, Bélgica, França, Alemanha, e Brasil, incluindo Sala São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala Cecília Meirelles. Já se apresentou, entre outras, com a Orquestra Filarmônica da Radio France, Orquestra Royal de Wallonie (Bélgica), Sinfônica de Yucatán (México) e, no Brasil, junto à OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Minas Gerais.

Leonardo é regularmente convidado a participar de festivais e masterclasses ao redor do mundo, e em 2014 foi entrevistado pela renomada revista francesa Pianiste, que também lançou um álbum com seu recital ao vivo na Salle Cortot de Paris. Em 2016 foi eleito o Jovem Talento do ano pela Revista Concerto.

Bacharel em Piano pela USP, concluiu seu mestrado em Performance no New England Conservatory de Boston. Além de um diploma de Concertista outorgado pela École Normale de Paris, Leonardo concluiu em 2018 um segundo mestrado em performance na escola de música de Colônia, Alemanha.

Atualmente reside em Lisboa onde, paralelamente à sua atividade artística e pedagógica, desenvolve uma tese de doutorado em Estudos da Cultura, conjuntamente na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Copenhague.

Sair da versão mobile