Connect with us

Nossa Cidade

Sinfônica homenageia trabalhadores em concerto na Concha Acústica

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, prestigiou no domingo, 1º de maio, o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) em homenagem ao Dia do Trabalho. Ele e a  secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, homenagearam os trabalhadores, também a soprano Niza de Castro Tank e a produtora de teatro, Teresa Aguiar. 

“É muito importante essa homenagem aos trabalhadores, vivemos tempos de mudança no trabalho, na vida das pessoas e temos que valorizar quem constrói toda a riqueza para dividir e também diminuir a diferença social”, disse o prefeito. 

Dário Saadi homenageou a enfermeira Renata Cauzzo Zingra Mariano, em especial ao Mês da Enfermagem, lembrado mundialmente em maio. Lembrou da importância dos profissionais da saúde no enfrentamento da covid-19. Ele também falou do PAES – Programa de Ativação Econômica e Social, desenvolvido para estimular a retomada econômica do município e também a proteção social. 

O montador da OSMC, José Almir de Oliveira, também recebeu flores da secretária de Cultura e Turismo e do prefeito em nome de todos os trabalhadores, músicos, fazedores de cultura e público presente. 

“Preparamos este concerto com carinho e ficamos muito felizes em comemorar o dia 1º de Maio com vocês”, disse Alexandra Caprioli. Ela destacou a realização do concerto na Concha Acústica porque assim a Sinfônica pode se apresentar para mais pessoas e pode levar a música ao coração de todos. “Essa Orquestra é de vocês, é da cidade”. 

Alexandra também entregou um buquê de flores para a curadora de Niza, Raquel Schiavon Stábile, em homenagem à soprano, que morreu no domingo, 24 de abril. Niza é uma referência mundial em canto lírico e foi uma das maiores intérpretes do maestro Carlos Gomes. 

Raquel disse que a Sinfônica de Campinas era o “xodó” de Niza. “Vocês foram o coração dela e sei que vocês vão continuar tocando lindamente”.

O maestro convidado Eder Paolozzi, regente titular da Nova Orquestra e da Funk Orquestra, iniciou o concerto com a abertura da ópera Fosca, uma das mais importantes obras de Carlos Gomes. Antes o público cantou o Hino Nacional. 

A Concha Acústica foi iluminada com luz âmbar em alusão ao Movimento Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas e, também, ao Maio Laranja, Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com