Nossa Cidade
Sistemas de abastecimento do Gargantilha, Monte Belo e Bananal Prefeitura entram em operação
A Prefeitura de Campinas e a Sanasa inauguraram os sistemas de abastecimento de água (SAAs) Gargantilha, Monte Belo e Bananal nesta quinta-feira, 27 de junho. Para a execução da obra dos sistemas foram investidos R$ 24,5 milhões.
Os SAAs são constituídos por quatro reservatórios que totalizam 630 mil litros de água potável, estações elevatórias, 11 km de novas subadutoras e 30,5 km de novas redes de distribuição para atender 788 residências.
“A entrega desses sistemas significa um avanço para o saneamento de Campinas, que tem como uma das premissas levar água tratada de qualidade para a população. Vai marcar também o fim do abastecimento dos bairros por caminhões-pipa durante 40 anos, que é um meio obsoleto de atendimento”, destaca o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.
Atualmente, Campinas tem 99,84% da população recebendo água tratada, índice que levou a cidade a obter nota 10 no ranking do Instituto Trata Brasil, recentemente.
A população da região do Gargantilha e Bananal passa a ter água tratada por redes de distribuição à disposição. Entretanto, os moradores precisam fazer um cadastro na Sanasa, para a instalação de caixas com hidrômetros. A partir da conclusão desse trabalho, os moradores terão que conectar os imóveis à rede para receber água. Aqueles que vivem no Monte Belo já são abastecidos pelas redes de água.