Connect with us

Sumaré

Sumaré sedia V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

 

Sumaré, 18 de junho de 2018

 

Sumaré sediou na manhã de sábado, dia 16, a abertura da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Promovido pelos Ministérios da Educação (MEC) e Meio Ambiente (MMA), nesta edição o evento tem o objetivo de refletir sobre o tema ‘Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas’. Cerca de 700 representantes dos Estados brasileiros, entre jovens, corpo docente e autoridades nacionais, estaduais e municipais participaram do início das atividades. A Conferência segue até a próxima terça-feira, dia 19, na Estância Árvore da Vida, onde os jovens estão alojados.

A Conferência Nacional é o encontro das delegações estaduais para realização de oficinas, atividades culturais, troca de experiências, diálogos sobre o tema “Água”, além da apresentação dos projetos de ação selecionados nas etapas Municipal, Regional e Estadual. São aproximadamente 460 delegados, entre 11 e 14 anos, do 6º ao 9º ano de todo pais, incluindo quilombolas e indígenas, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e/ou Regionais e Estaduais.

A Secretária Municipal de Educação, Mirela Cia Medeiros, esteve presente na abertura e destacou a importância da consciência ambiental desde cedo. “A educação de Sumaré trabalha diretamente com questões ambientais e que promovem o cuidado com o meio ambiente. Receber em nossa cidade jovens que estão preocupados com questões ambientais faz com que a gente acredite na força da juventude, na transformação e responsabilidade que temos em cuidar no meio ambiente e construir um futuro digno. Vocês estão aqui porque têm a vontade de mudar a nossa realidade, mostraram essa vontade no Estado de vocês e agora discutimos a nível nacional. Parabéns a todos, em nome do nosso prefeito Luiz Dalben, que tem grande preocupação com o meio ambiente, um mundo sustentável e uma educação de qualidade, desejo uma conferência recheada de aprendizagem e resultados positivos”, ressaltou.

“Nesta edição tivemos a adesão de 10 mil escolas, entre públicas e particulares, e elegemos jovens para serem delegados a nível nacional. Estes jovens chegaram na cidade na sexta, dia 15, e já iniciaram o processo de socialização e conhecimento. Esses delegados agirão como multiplicadores em seus Estados, discutindo e implantando ações de sustentabilidade e preservação ambiental”, explicou a coordenadora geral da Conferência, Dayse Vasconcelos.

Na sexta-feira, dia 15, acompanhado da secretária de Educação de Sumaré, o coordenador geral de Educação Ambiental e Temas Transversais da Educação Básica do MEC, Felipe Felisbino, conheceu os projetos especiais desenvolvidos na rede municipal de ensino. Felipe visitou o CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada), onde os alunos realizam estudo do meio, aprendem sobre sustentabilidade e preservação ambiental; o Parque dos Animais, espaço onde os estudantes recebem palestras sobre biodiversidade, participam de oficinas pedagógicas e de um estudo de campo, com observação e registro dos animais, e a Cidade Mirim de Trânsito, onde são oferecidas atividades lúdicas, além da ciclovia, com aulas interativas e dinâmicas promotoras de cidadania.

“Sumaré trabalha uma realidade muito distante de outros municípios. Visito o país todo e em nenhum município há espaços e projetos implantados na rede de ensino que trabalham com os alunos temas transversais que buscam a mobilização das crianças para a construção de uma sociedade com valores éticos e ambientais. Isso é único e encantador, a cidade está de parabéns por ser pioneira nessas atividades e promover o conhecimento por meio da prática e da vivência”, destacou o coordenador.

“É uma honra para Sumaré receber um evento que tem como preocupação o meio ambiente, questões sustentáveis e de proteção ambiental, temas de grande preocupação no nosso Governo. Esses jovens se mostraram preocupados com a humanidade e com a construção de uma comunidade com qualidade de vida e amiga da natureza. Por meio da mobilização e discussão, é possível fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino e promover a atitude responsável e comprometida com as questões socioambientais e a participação nos processos de melhoria do meio ambiente”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

Também estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Barijan; o coordenador geral de Educação Ambiental e Temas Transversais da Educação Básica do MEC, Felipe Felisbino;  Aricélia Ribeiro do Nascimento, secretária de Educação Básica do MEC, representando o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva;  o representante da Agência Nacional de Águas, Glauco de Freitas, e a diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão.

 

Sair da versão mobile