Connect with us

Nossa Cidade

Teatro de Arena do Centro de Convivência recebe o nome da diretora de teatro Teresa Aguiar

O Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes foi renomeado e agora passa a se chamar Teatro de Arena Teresa Aguiar, em homenagem a diretora de teatro e cinema de Campinas.
 
 
A lei que altera a mudança de nome do teatro foi sancionada pelo prefeito Dário Saadi no último dia 4 de dezembro e é de autoria dos vereadores Gustavo Petta e Guida Calixto. A classe artística de Campinas e artistas de expressão nacional uniram-se em um movimento que pedia a nomeação de Teresa Aguiar para o Teatro de Arena. Teresa faleceu em 12 de abril de 2022, aos 88 anos, em São Paulo.
 
 
Teresa Aguiar tem uma historia de grande produção artística com Campinas. Responsável por mais de 40 espetáculos de teatro e filmes, foi uma das fundadoras do Teatro de Estudantes de Campinas (TEC), nos anos de 1950; do Grupo Rotunda em 1967, do Teatro Arte e Ofício (TAO) em 1984 – que funcionava como ponto de cultura dedicado à formação técnica nas áreas do audiovisual e artes cênicas – e também o primeiro curso de teatro no Conservatório Carlos Gomes.
 
 
O Teatro de Arena foi inaugurado com o espetáculo 'Hipólito', dirigido por Teresa Aguiar. A artista foi professora da Cadeira de Interpretação da Escola de Comunicação e Arte da USP e integrante da Academia Campinense de Artes e Letras. Ela foi premiada no Brasil e no exterior e recebeu, além de outras importantes homenagens, a Ordem do Mérito Cultural do Brasil pelos serviços culturais e artísticos dedicados ao País.
 
 
A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Capriolli, lembra que o Teatro de Arena teve dois nomes: "Teotônio Vilela", dado por decreto e substituído posteriormente por "Tom Jobim", por meio de uma lei. “Em que pese que os dois tinham relevância para o Brasil, ela tem uma relevância para Campinas. O que a gente pesou no nosso apoio irrestrito desta mudança foi justamente porque entendemos que estaremos homenageando alguém que fez a história aqui, fez muitas produções”, disse Alexandra.
Sair da versão mobile