Nossa Cidade
Técnicos em mobilidade urbana da Emdec fazem visita a Fortaleza
Profissionais que desenvolvem projetos de inovação, urbanismo e sinalização da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) participaram de uma visita técnica a diversas intervenções de mobilidade urbana e à Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em Fortaleza, entre os dias 4 e 5 de abril. A missão técnica foi promovida pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) e pelo WRI Brasil.
O tour pela cidade, que vem adotando políticas públicas integradas para tornar o trânsito mais seguro, incluiu a região do Lago Jacarey. O local recebeu intervenções viárias definitivas, que beneficiam o deslocamento de pedestres e ciclistas; priorizando a mobilidade ativa.
A comitiva também conheceu in loco uma das intervenções do projeto “Esquina Segura”, no entorno da Avenida Desembargador Moreira, que reduziu o espaço de travessia e melhorou a visibilidade de pedestres e motoristas.
As intervenções visitadas servem de referência para projetos de urbanismo tático que estão sendo desenvolvidos em Campinas, incluindo o Revivacidade, instalado na Rua Delphino Cintra e ruas do entorno. E, também, para projetos de sinalização voltados à segurança viária. Foi possível trocar experiências sobre as estratégias de participação popular adotadas nos projetos e tirar dúvidas sobre a fase que antecedeu a implantação.
Na AMC, os técnicos conheceram a estratégia do município para a implantação do projeto “Ruas mais Seguras”, do Plano de Segurança no Trânsito de Fortaleza e do planejamento cicloviário, além de programas como “Caminhos da Escola” e “Praças Vivas”.
Participaram da visita técnica os analistas de mobilidade urbana Márcio Inada (Planejamento e Projetos de Sinalização Viária); Michelle Rosa, Camilla Nogueira, Carlos Guimarães e Daniel Nithack e Silva (Inovação em Urbanismo e Mobilidade); além da Coordenadora de Mobilidade e Ruas Seguras da BIGRS, Rafaella Basile; e do Analista Sênior de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, Reynaldo Neto. Técnicos da Prefeitura de Fortaleza e da BIGRS guiaram as visitas.
Inada, que lidera a área de Planejamento e Projetos da Emdec, destacou como positiva a coragem que o município de Fortaleza demonstrou para devolver o espaço nas vias para pedestres e ciclistas. “A troca de experiências serviu de inspiração para que a Campinas dê continuidade à ampliação da malha cicloviária e incentive, cada vez mais, os meios ativos de deslocamento. No que se refere à sinalização viária, pudemos conhecer algumas soluções simples e econômicas que ampliaram a segurança e podem contribuir para aprimorar nossas práticas”, relatou.
“Ter metas e princípios bem definidos foi fundamental para Fortaleza avançar com tantos projetos inovadores em um curto espaço de tempo. Campinas tem toda a capacidade de trilhar um caminho de sucesso semelhante nos próximos anos”, comentou Rafaella Basile.
Colaboração
Em março, membros da equipe de equipe de fiscalização de trânsito da Emdec, da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) também participaram de uma visita técnica à AMC, em Fortaleza.