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Teleinterconsulta garante atendimento 2 em 1 para pacientes no SUS Campinas

A teleinterconsulta, um dos serviços da Saúde Digital SUS Campinas, garante atendimento 2 em 1 para pacientes. Isso significa que o usuário da rede pública, ao buscar por um centro de saúde, pode receber a oferta de uma assistência mais ampla e ágil, o que também beneficia quem realmente precisa dar continuidade no atendimento presencial.

A modalidade permite a troca de informações e opiniões a distância entre médicos ou outros profissionais da saúde para qualificação do diagnóstico, tratamento, monitoramento ou prevenção de doenças. A telessaúde é sempre indicada após o usuário do SUS Municipal receber uma avaliação prévia feita por um profissional de saúde na unidade básica de referência. Caso ele aceite, há duas formas de acesso aos serviços:

1) Modalidade de teleconsulta: o paciente pode receber um atendimento diretamente com o médico por meio da videochamada, utilizando o computador ou celular próprio, ou infraestrutura de uma unidade de saúde. Neste momento ela pode ser realizada com médicos clínicos gerais da Rede Mário Gatti ou também médicos de outras unidades que são especialistas em dermatologia, reumatologia, gastroenterologia e neurologia.

2) Modalidade de teleinterconsulta: quando o médico da unidade de saúde percebe a necessidade do apoio, suporte e avaliação conjunta com um outro profissional especialista, ele pode, através do uso da plataforma de telessaúde, fazer uma solicitação na especialidade. Profissionais das Policlínicas e outros parceiros do Município otimizam esta assistência quando atendem aos chamados para fazer orientações, indicações de exames e outras condutas para o médico da família do paciente. Esta oferta já está disponível para as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia, urologia e hematologia. Com isso, o paciente recebe dois atendimentos em única consulta. Há ainda teleinterconsultas multiprofissionais para suporte às equipes, como no caso do Centro de Referência ao Idoso.

“A modalidade permite agilizar o serviço para quem realmente precisa ser assistido na própria unidade. A Saúde destaca que os encaminhamentos para a avaliação presencial permanecem e não são substituídos pela possibilidade de teleinterconsulta com o especialista”, explicou a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti.

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