Nossa Cidade
Teleorientação sobre amamentação começa nesta segunda-feira, 19
As servidoras gestantes ou puérperas e pais servidores que desejam ter orientações sobre amamentação já podem se inscrever para as teleorientações sobre o tema. A ação faz parte do Agosto Dourado e está sendo promovida por meio de uma parceria entre as secretarias de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Saúde. O agendamento pode ser feito pelo whatsapp da Saúde Digital (19) 99962-0245 e é preciso digitar “Agosto Dourado PMC Campinas”.
A ação tem como objetivo incentivar e valorizar a amamentação e o retorno seguro ao trabalho, São 100 vagas e os atendimentos terão início no dia 19 de agosto.
Quem participar vai receber orientações sobre a preparação e as vantagens da amamentação, os cuidados e as dúvidas sobre o tema e orientações sobre a continuidade após o retorno ao trabalho e também sobre planejamento familiar.
“Voltar ao trabalho depois da licença maternidade é sempre um processo dolorido para a mãe. Ter que deixar o bebê e continuar amamentando é uma das preocupações dessas mulheres. Queremos, nesta parceria, oferecer ferramentas para que as mães voltem mais tranquilas e os bebês continuem recebendo o leite, materno que é o alimento mais completo para eles”, disse Juliana Assunção, do DPSS (Departamento de Promoção à Saúde do Servidor).
Para a médica Thais Leitão Ramos Luiz, coordenadora da Saúde Digital, o aleitamento prolongado é uma forma de garantir mais saúde para a criança. “Além da saúde do bebê, amamentando a mãe mantém um vínculo por mais tempo com a criança”, disse. “A Telessaúde pode favorecer o aleitamento por oferecer uma oportunidade a mais de tirar dúvidas e apoiar a amamentação, sem que as mães precisem se deslocar”, completou.
Organização Mundial da Saúde (OMS)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. Mesmo após a introdução alimentar, o ideal é manter a amamentação até os 2 anos. O Agosto Dourado faz referência ao “alimento de ouro” e busca incentivar a amamentação.