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Telessaúde no SUS Campinas ultrapassa 6 mil horas de atendimentos aos pacientes

Um levantamento inédito da Secretaria de Saúde de Campinas mostra que o uso da telessaúde para otimizar e qualificar a assistência no SUS Municipal ultrapassou a marca de 6 mil horas de atendimentos aos pacientes entre março de 2023, quando o recurso foi implementado, até junho deste ano. O total equivale a 255 dias de trabalho ininterruptos.

Neste período foram 36,7 mil teleatendimentos, incluindo retornos de usuários. O número se divide entre 23,6 mil teleconsultas e 13 mil teleinterconsultas. Veja abaixo como funciona a telessaúde e as diferenças entre os dois formatos aplicados pela rede municipal.

“Cada vez mais a telessaúde se consolida como uma modalidade extremamente importante para oferecer novas ferramentas de assistência no SUS Municipal. Quem aceita esta forma de atendimento pode, por exemplo, realizar uma teleconsulta para o monitoramento do tratamento iniciado. Ao mesmo tempo, conseguimos otimizar a oferta na assistência presencial nos centros de saúde e prontos-socorros dos hospitais para quem realmente precisa se deslocar até uma unidade”, explicou a médica Thaís Leitão, coordenadora da Saúde Digital.

Do total de pacientes atendidos, 891 precisaram ser encaminhados até um pronto-socorro para a assistência presencial. O número representa 3,76% dos casos de teleconsultas.

A Saúde recebeu neste período 5,9 mil avaliações de satisfação sobre a Saúde Digital e a nota média ficou em 8,8 para escala de zero a dez, o que foi celebrado por Thaís.

“A assistência presencial permanece e não é substituída, a telessaúde é uma modalidade para fortalecer o SUS Municipal, ampliando o acesso e a qualificação assistencial. Os indicadores devem melhorar cada vez mais com a popularização dos serviços”, destacou.

Números da Saúde Digital (março de 2023 – junho 2024)

  • 36.720 teleatendimentos: 23.678 teleconsultas e 13.042 teleinterconsultas
  • 6.141 horas de atendimento – 255 dias ininterruptos de trabalho
  • 891 pacientes encaminhados aos prontos-socorros após teleconsultas, o que corresponde a 3,76%
  • 5.987 avaliações de satisfação, com nota média de 8,8
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