Nossa Cidade
Terminais de ônibus sofrem danos por veículos que circulam indevidamente em faixas exclusivas
O transporte público de Campinas sofre com sinistros (acidentes) frequentes que danificam instalações constantemente, como o do início desta terça-feira, 10 de outubro. No início da manhã, entre 6h30 e 7h50, um veículo de grande porte arrancou parte da cobertura da estação Londres do BRT Campo Grande. Este é o quarto registro de danos em estações em apenas um mês causados por infração de trânsito: Faixas exclusivas do BRT invadidas indevidamente.
Os caminhões são os que causam os maiores estragos na cobertura das estações por sua altura excessiva. A Emdec vai, inclusive, instalar dispositivos balizadores de altura nas imediações das estações mais frequentemente atingidas. A estação do Jardim Garcia teve o teto atingido três vezes nos últimos meses, na estação Roseira/PUCC aconteceu da mesma forma. Este tipo de sinistro danifica instalações do transporte público constantemente, o que, claro prejudica a qualidade do transporte coletivo como um todo e do BRT especificamente. Recentemente, as duas estações foram atingidas novamente e a Emdec providenciou os reparos nas suas estruturas.
Antes, no início de setembro (10/09), um condutor alcoolizado chocou seu carro contra o portão da estação de transferência localizada no cruzamento da avenida Ruy Rodriguez com a rua Líbero Badaró.
Motoristas de veículos proibidos de circular pelo traçado do BRT insistem em fazer isso causando, muitas vezes, danos relevantes nas estações. É o que constata, com frequência, a Segurança Patrimonial da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). No caso do BRT, o tráfego indevido na faixa de uso exclusivo da frota de ônibus, depreda seriamente o teto das estações.
Vandalismo
Além dos acidentes frequentes, o transporte público de Campinas sofre com o vandalismo, em terminais de ônibus de maneira recorrente. Esses casos atingem as instalações de modo geral e, principalmente, os banheiros. Eles são danificados propositalmente, gerando interdição, prejuízo aos cofres públicos e ao atendimento dos usuários. Na segunda-feira, 25 de setembro, os banheiros do Terminal Campo grande foram vandalizados durante a tarde. Mais danos, despesas em manutenção e prejuízos à prestação do serviço.
No terminal de Barão Geraldo, em duas situações, nos dias cinco e seis de setembro, o terminal sofreu com a depredação nos banheiros femininos. Houve porta de box retirada e suporte de papel danificado. A Emdec registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
A população também pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910. Este número pode ser usado para ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente.