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Terminal BRT Satélite Íris é inaugurado no Distrito do Campo Grande
O dia 30 de julho entra para a história campineira como a data em que o município ativa, parcialmente, seu primeiro terminal BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido). O prefeito Jonas Donizette inaugurou, na tarde desta quinta-feira, o Terminal BRT Satélite Íris, localizado na Avenida John Boyd Dunlop, no Distrito do Campo Grande.
Por conta da pandemia de Covid-19, o ato de inauguração foi restrito e contou com a presença do secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. Também participaram vereadores, representantes da empresa responsável pelas obras e técnicos da Emdec.
“Estamos entregando o primeiro terminal BRT do município, fruto de muito trabalho e seriedade. A implantação do BRT avança e já é uma realidade na cidade de Campinas”, destacou o prefeito Jonas Donizette durante a cerimônia.
“A população colhe os frutos desta grandiosa obra. A ativação do Terminal Satélite Íris compõe uma sequência de entregas que faremos de terminais construídos especificamente para o sistema BRT. É um privilégio entregar mais esta obra para a população de Campinas”, comemorou o secretário de Transportes.
O Terminal Satélite Íris tem área total de 17,5 mil metros quadrados e conta com duas estações integradas de embarque e desembarque de passageiros, sendo uma de piso elevado (padrão BRT) e uma de piso baixo (padrão BRS). Neste primeiro momento, será ativada a estação BRS.
O investimento total foi de R$ 15,3 milhões, incluindo toda a estrutura do terminal e o sistema viário no entorno. A nova estrutura integra o Lote 2 da implantação do BRT campineiro, Trecho 3, que abrange desde o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes até o Terminal Campo Grande, totalizando 6,4 km. A responsável pelas obras é a empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio.
Outros cinco terminais de ônibus compõem o projeto de implantação dos corredores BRT, com as obras seguindo em ritmo acelerado. São eles: Mercado, Campo Grande, Campos Elíseos, Ouro Verde e Vida Nova.
Operação Transporte
A partir desta sexta-feira, 31 de julho, o Terminal BRT Satélite Íris será ativado parcialmente, atendendo 13 linhas de ônibus do sistema convencional de transporte público coletivo. São elas: 123, 205, 210, 211, 212, 213, 221, 222, 223, 224, 228, 229 e 289. Cerca de 60 mil passageiros, que utilizam essas linhas diariamente, serão beneficiados
Inicialmente, o Terminal Satélite Íris será utilizado como estação de transferência para que os usuários do sistema convencional de transporte público já possam usufruir da estrutura. Os passageiros passam a realizar a integração entre as diversas linhas que servem à região em uma estrutura mais segura, iluminada e confortável. Futuramente, com a ativação dos corredores BRT, o terminal receberá linhas expressas e paradoras.
Quatro pontos de ônibus na Avenida John Boyd Dunlop serão desativados. O atendimento passa a ocorrer no novo terminal, com embarque e desembarque na estação BRS. No sentido bairro, serão desativados os pontos localizados na lateral do novo terminal e na marginal da Avenida JBD, próximo à frutaria. Já no sentido centro, serão dois pontos desativados na marginal da avenida, ao lado do estacionamento da Pirelli e na altura do numeral 6.977.
Características
O Terminal Satélite Íris é formado por uma plataforma no padrão BRT, que possui 980 metros quadrados; e uma plataforma no padrão BRS, com 875 metros quadrados.
O local recebeu sinalização semafórica e horizontal (solo) para orientar o tráfego dos ônibus e dos usuários, incluindo faixa de pedestres em pontos estratégicos. Totens informativos orientam o embarque dos usuários. O sistema viário foi totalmente requalificado no entorno do terminal, com nova pavimentação e sinalização.
A estrutura é totalmente acessível, conta com rampas e corrimões, piso tátil e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. A iluminação do espaço é em LED, tanto nas luminárias externas, como também nas áreas cobertas.
Futuramente, serão ativadas bilheterias localizadas em pontos estratégicos e uma área de apoio (Central de Controle Operacional – CCO), que possui 350 metros quadrados. O espaço conta com sanitários, instalações destinadas à equipe de apoio e uma central de informações.
A estação de piso baixo (BRS) possui estrutura metálica e pisos em granito. A estrutura soma 125 metros de comprimento, 0,28 metros de altura, sete metros de largura e pé direito de 3,86 metros. Já a estação BRT (piso elevado) conta com estrutura metálica, piso em granito, fechamento em vidro laminado duplo e portas automáticas. Possui 140 metros de comprimento, 0,95 metros de altura, sete metros de largura é pé direito de 3,20 metros. Os veículos BRT irão operar em sincronia com as portas da estação; contarão com catracas eletrônicas de acesso e semáforos externos para orientação da parada do ônibus na estação.
Liberações
A Administração municipal já entregou para a população quase 13 quilômetros dos corredores BRT. Foram cerca de seis quilômetros liberados para circulação no Corredor Campo Grande, na Avenida John Boyd Dunlop. No Corredor Ouro Verde, foram outros seis quilômetros entregues, nas avenidas Amoreiras e Ruy Rodriguez. E mais um quilômetro foi liberado para circulação no Corredor Perimetral, na região do Parque Industrial e Jardim Miranda.
A maior obra de Mobilidade Urbana em andamento no país envolve a construção de três corredores BRT – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral. Serão 36,6 quilômetros de corredores, 18 pontes e viadutos, 37 estações e seis terminais. Com custo total de R$ 451,5 milhões, a obra beneficiará, diretamente, 450 mil pessoas.
O BRT Campo Grande tem 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida John Boyd Dunlop, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí.