Nossa Cidade
Terrine de frutas frescas: aquela sobremesa especial que pode fazer a diferença no Natal
Para quem gosta de planejar com antecedência, já é hora de pensar na decoração da mesa e nos pratos que vão compor a Ceia de Natal e também a celebração da chegada do Ano Novo. A lichia, as ameixas rubi, a melancia, a uva niágara, o abacaxi, a romã, o morango e a melancia estão entre as frutas mais procuradas na hora de preparar uma receita especial para recepcionar e agradar os nossos familiares e amigos na noite de Natal, por exemplo. Mas, além de decorar a mesa, pode entrar na sobremesa, como uma terrine de frutas frescas, leve e refrescante.
Aquela receita especial com frutas sempre é uma opção que cai no gosto de toda a família e amigos na hora da confraternização. E a escolha sobre o que servir pode ter variações nas frutas que vão compor o compor o prato, por exemplo, de acordo com preço e preferências pessoais.
Como sugestão, a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Campinas), Camila Porto, oferece a receita de uma Terrine de Frutas de dar água na boca. “Além de saudável e saborosa, fica linda na mesa de Natal”, diz a nutricionista, e que pode ser repetida da celebração do Ano Novo.
A terrine é uma sobremesa que consiste em uma mistura de ingredientes _ pode ser feita com tipos diferentes de patês, embutidos, legumes e, até, frutas, como nesta receita indicada pela nutricionista. Geralmente, é montada em uma forma retangular, conhecida como terrine, mas pode ser feita também em uma redonda, com ou sem buraco no meio, por exemplo, como nesta receita.
Existem muitas variações da terrine e na maneira de servi-las, mas a de frutas é servida fria, até para manter o formato por causa do uso da gelatina para unir os elementos que compõem o prato.
Terrine de Frutas
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
2 xícaras (chá) de bebida espumante (espumante ou cidra)
2 colheres (chá) de suco de limão
1 xícara (chá) de morangos cortados ao meio
1 xícara (chá) de pêssego em cubos
1 xícara (chá) de uvas verdes sem sementes cortadas ao meio
1 xícara de amora
Folhas de hortelã para decorar
Modo de preparo
Hidrate a gelatina em 1/3 de xícara (chá) do espumante, deixe descansar por 3 minutos e leve ao fogo baixo com o açúcar, sem deixar levantar fervura até que o açúcar se dissolva completamente. Desligue o fogo, misture o restante do espumante, o suco de limão e reserve até esfriar.
Ajeite as frutas picadas em uma forma de sua preferência, por camadas ou misturando as cores, enfeite com as olhas de hortelã e despeje a gelatina. Leve a forma à geladeira, coberta com filme plástico, por 6 horas ou até firmar a gelatina.
Na hora de desenformar, coloque por alguns segundos em uma assadeira com água morna e vire sobre o prato. Sirva gelada.