Connect with us

Nossa Cidade

Títulos de posse são entregues para 237 famílias de núcleos do DIC V

“Há 26 anos estamos sonhando e este é um momento maravilhoso, o melhor de nossas vidas. É o fruto mais doce que já colhemos”. Foi assim que Gissilda Silva Modesto, representante do núcleo Aruanã, resumiu a noite desta quarta-feira, 15 de dezembro, durante a entrega de matrículas de lotes para mais de 230 famílias do Dic V.

A ação faz parte da 2ª fase de regularização fundiária do bairro, concluída pela Secretaria de Habitação (Sehab) e pela Companhia de Habitação Popular (Cohab).

“Hoje, entregamos o título de posse para 237 famílias, no programa de regularização fundiária feito pela Cohab. Essa ação leva dignidade para as pessoas que vivem em núcleos e bairros que estão há décadas em situação irregular”, disse o prefeito Dário Saadi.

“É uma honra e uma grande alegria entregar esse documento para essas famílias. Este é um marco na vida dessas pessoas”, disse o secretário de Habitação e presidente da Cohab, Arly de Lara Romeo.

A emoção tomou conta de quem foi receber o título e dos convidados para o evento. Com olhos cheios de lágrimas, celulares na mão para registrar todos os momentos, cumprimentos e muitos aplausos, moradores dos núcleos Chico Mendes, Zumbi dos Palmares e Aruanã, todos no Dic V, se reuniram no Centro de Educação Infantil (CEI) Sem. João Medeiros Calmon para receber o documento que comprova a posse de seus imóveis.

Dona Dalva Maria da Silva Fernandes era só alegria. “Eu não tenho nem o que falar. É um sentimento de alegria, uma espera de quase 26 anos”. Outra moradora que também recebeu o documento de posse, Clarice de Souza Lima, disse se sentir feliz e muito honrada. “Foram 26 anos esperando, aguardando por este momento. Esse documento simboliza paz e realização”, disse.

Evanilso Rogério de Souza, que mora no bairro há 24 anos, estava muito feliz com a conquista. “Eu estou aqui hoje representando minha esposa, minha família, e quero agradecer a todos. Foi uma grande luta e hoje o sentimento é de realização”, disse.

Segurança jurídica

A regularização fundiária do Dic V foi dividida em quatro fases e vai emitir, no total, 1.658 matrículas. Já foram entregues 244 da terceira fase e agora 237 desta segunda fase. A quarta fase está na etapa de registro; e a primeira em aprovação.

A matrícula do imóvel é o título de propriedade do bem, emitida pelo Cartório de Registro de imóveis das famílias. Com este documento, a pessoa passa a ter segurança jurídica e pode fazer melhorias e trâmites como venda e transferência.

Em 2021, foram entregues 2.812 matrículas e outras 1.824 matrículas aguardam registro em cartório.

Também participaram do evento os vereadores Rodrigo da Farmadic, representando a Câmara; Gustavo Petta e Débora Palermo, além do ex-vereador Sérgio Benassi. 

Sair da versão mobile