Connect with us

Nossa Cidade

Treinamento sobre condução responsável reúne cerca de 100 pessoas na Mackenzie

Como a paz, a cordialidade e o respeito impactam diretamente na segurança do trânsito? Promover esses sentimentos na mobilidade é uma escolha individual de todos nós. Esse foi o tom da capacitação “Condução Responsável: Entendendo e Mitigando os Fatores de Risco no Trânsito para uma Segurança Integral”, promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com o Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros de Formação de Condutores no Estado de São Paulo (Sindautoescola.SP).

 

A ação é parte do Maio Amarelo 2024, movimento global criado com o objetivo de conscientizar e estimular a participação da sociedade no debate sobre o trânsito e a segurança viária. Conduzido pelo embaixador do movimento, piloto, instrutor e apresentador, Cesar Urnhani, o treinamento reuniu cerca de 100 pessoas na Universidade Mackenzie, instrutores e diretores de ensino de Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Região Metropolitana de Campinas e colaboradores da Emdec.

O aumento das mortes no trânsito e das infrações em 2023 foi lembrado pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “Tivemos três mortes a mais no eixo urbano, foram 79 vidas perdidas. E esse aumento foi observado também na quantidade de infrações. Houve um decréscimo no número de veículos que não registraram nenhuma infração: de 793 mil para 790 mil. E um aumento de mais de 50% no número de veículos com mais de 10 infrações”, enumerou.

“A Emdec promove, continuamente, ações de sinalização, obras de geometria fiscalização e educação de trânsito. Porém, a eficácia dessas ações diminui quando as pessoas decidem, por exemplo, que aquela pessoa que menos bebeu é a que vai dirigir o veículo”, completou Riverete.

Direção preventiva e o controle das nossas ações no trânsito

A importância de assumir uma postura preventiva no trânsito e adotar comportamentos seguros foi o fio condutor da apresentação de Urnhani. Ele abordou fatores e condutas de risco que podem resultar em sinistros (acidentes) de trânsito: combinação de álcool e direção; excesso de velocidade; uso do cinto de segurança.

 

O fato de que a paz no trânsito está sob o nosso controle diariamente foi uma das principais mensagens transmitidas. “É impressionante como na mobilidade as pessoas cometem os mesmos erros todos os dias, mesmo conhecendo as regras de trânsito. O que estamos fazendo para evoluir?”, questionou. “Temos milhares de oportunidades de praticar a gentileza no trânsito: dar a preferência, ajudar um pedestre na travessia”.

 

A pressa como inimiga do trânsito seguro foi outro ponto abordado pelo embaixador do Maio Amarelo. “O excesso de velocidade nada mais é do que a consequência da falta de planejamento, organização e disciplina. Quem está adiantado não tem pressa”, observou Urnhani.

 

Para o diretor do Sindautoescola.SP, Marcelo Roberto, a parceria entre o Poder Público e os centros de formação é essencial para multiplicar os conceitos na sala de aula. “Falamos aqui sobre a importância da paciência e da empatia no trânsito. É através dessa conscientização que vamos construir um trânsito mais seguro e mais consciente”, disse.

 

O treinamento de condutores em formação no tema segurança na mobilidade é uma das ações estratégicas previstas no Plano de Segurança Viária (PSV), lançado no início do ano; e que tem como meta salvar 903 vidas até 2032. Também participaram o capelão da Universidade Presbiteriana Mackenzie, reverendo Jabis Ipólito de Campos Júnior; o representante do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Walter Rocha; gestores e os diretores da Emdec, Wilson Folgozi (Planejamento e Projetos) e Marta Barbosa (Administrativo e Financeiro). O evento contou com o apoio das secretarias de Transportes e Saúde, da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS), da Sanasa e da Campibus.

 

Maio Amarelo 2024

No ano passado, 159 pessoas perderam a vida em 149 sinistros (acidentes) fatais em Campinas, sendo 79 (49,7%) em vias urbanas e 80 (50,3%) em rodovias no perímetro urbano. Em 2023, o excesso de velocidade esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais ocorridos em 2023. Já a combinação entre álcool e direção foi identificada em 47 (32%) casos.

 

O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o movimento propõe uma reflexão sobre o significado da paz e como ela pode guiar comportamentos mais seguros na circulação.

 

Durante todo o mês, diversas atividades de conscientização serão promovidas pela Emdec. A programação completa pode ser acessada no endereço www.emdec.com.br/maioamarelo.
 

Sair da versão mobile