Nossa Cidade
Trup Mário Gatti orienta sobre identificação segura de pacientes
As palhaças da Trup Mário Gatti visitaram nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de abril, as unidades assistenciais do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti como ações da Campanha Institucional de Conscientização para a Identificação Segura, desenvolvida neste mês. A Trup é formada por funcionárias do hospital que utiliza técnicas de palhaçaria e, com música, teatro e humor, reforçaram as orientações sobre a identificação segura.
A ação reitera procedimentos como a conferência verbal do nome completo e data de nascimento do paciente, com o próprio paciente ou com o acompanhante, e verificar sempre a pulseirinha, ou etiqueta de identificação. Além disso, na beira do leito, identificar o paciente, conferindo se o prontuário, pedido de exames e prescrições pertencem ao paciente a que se destina.
A identificação é a primeira das seis metas internacionais de segurança do paciente, que foram instituídas em 2006, a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviço.
A Campanha foi desenvolvida pelo Time de Identificação Segura da RMG (Núcleo de Segurança do Paciente, Educação Continuada, Humanização, Coordenadoria de Recursos Humanos), e atingiu pacientes, acompanhantes, colaboradores, alunos e residentes.