Connect with us

Nossa Cidade

Tudo pronto para as eleições de domingo dos novos conselheiros tutelares

No próximo domingo, dia 1º de outubro, Campinas irá às urnas definir quais serão os novos 30 conselheiros tutelares do município. Os escolhidos pelo voto popular devem ser conhecidos no próprio dia da eleição, que será pela primeira vez com o uso de urnas eletrônicas. A Prefeitura de Campinas criou um hotsite especialmente para o pleito: https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/conselhotutelar/sobre. 

Os 19 pontos de votação vão funcionar no domingo das 8h às 17h. “Votar nesta eleição é fundamental para os cidadãos exercerem sua cidadania, apontando os melhores caminhos para a defesa dos direitos previstos no ECA para a criança e o adolescente”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

Pela primeira vez, o município realizará a eleição com urnas eletrônicas. Para votar, é necessário que o eleitor esteja com o título regular. A apuração dos votos será realizada na Câmara Municipal a partir das 18h.  O acesso e permanência no local da apuração está restrito ao candidato e a um acompanhante, que poderá ser o próprio fiscal ou outra pessoa de preferência do pleiteante à vaga. 

A eleição de conselheiros tutelares ocorre nacionalmente a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro. Cada conselho tutelar tem cinco representantes e o número de integrantes em Campinas passará de 25 para 30 na eleição deste ano. A ampliação acarretou mudanças na distribuição geográfica de abrangência na cidade. A nova divisão ficou da seguinte forma: o primeiro Conselho Tutelar atenderá as regiões do Parque Imperador, Alphaville, Brandina, Proença, Centro e Taquaral; o segundo abrangerá a região dos Amarais, São Bernardo, Santa Lúcia e Nova Europa; o terceiro conselho será dedicado à região do Ouro Verde; o quarto ficará responsável pelas regiões de Barão Geraldo, Nova Aparecida e Jardim Garcia; o quinto será dedicado à região do Campo Grande e, finalmente, o novo conselho, o sexto, atenderá o São José e o São Domingos.

Os conselheiros têm a responsabilidade fundamental de garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Eles recebem denúncias de situações de violência, negligência e abuso, garantindo que as medidas de proteção necessárias sejam tomadas.

Sair da versão mobile