Nossa Cidade
Unidade de Oncologia da Rede Mário Gatti permitirá duplicar o atendimento
O prefeito Dário Saadi participou nesta quarta-feira, 31 de agosto, de cerimônia de início das atividades da Unidade de Assistência de Alta Complexidades em Oncologia (Unacon), da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar. A partir dessa quinta-feira, os pacientes começam a ser atendidos na unidade, que foi reformada e ampliada.
“Com a reforma e a ampliação, temos instalações extremamente adequadas e modernas, comparadas aos melhores centros de oncologia do País. A nova unidade representa um salto tanto na quantidade de atendimentos, como na qualidade”, disse o prefeito.
As obras incluíram a construção de mais um andar e o prédio passou de 980 metros quadrados, para quase 2 mil metros quadrados. “Com isso, aumentamos a capacidade de atendimento da Unacon de 380 pacientes para 1.180 por semana”, afirmou o prefeito.
Para o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, o início do atendimento na nova estrutura é um direito do paciente que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). “O paciente tem direito a diagnóstico e tratamento adequados, a receber cuidados paliativos quando necessitar e a família tem direito a receber apoio no acompanhamento do tratamento do paciente”, afirmou.
O secretário de Saúde, Lair Zambon, observou que o câncer tem cura quando detectado precocemente e são fundamentais os investimentos nesse sentido. “Estamos desenvolvendo um projeto, associando as cidades que transferem pacientes para Campinas, para um trabalho integrado visando minimizar todos os problemas que o câncer traz”, afirmou.
A nova estrutura permitirá aumento de 50% no setor de infusão de quimioterapia, com a ampliação de oito para 12 poltronas. Com isso, a capacidade, que era de 400 procedimentos de quimioterapia mensais, vai duplicar nos próximos meses, na medida em que aumentará também o número de consultas onde é estabelecido o tratamento a ser dado ao paciente.
A Unacon passa a contar com um setor de intercorrências oncológicas, para otimizar a assistência ao paciente oncológico em situação de descompensação clínica, passíveis de controle ambulatorial. Pacientes nessa situação eram atendidos no pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti.
Também haverá ampliação de atendimento nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Com o aumento da estrutura física, a Unacon ganhou novas salas de atendimento, tratamento e cuidados paliativos.
A obra incluiu acessibilidade para pessoas com deficiência, elevadores, área de manipulação de medicamentos, banheiros exclusivos para pacientes e acompanhantes e reforma em outras salas e dependências que já existiam. Também foi construída uma rampa, que não constava no projeto original, e que dará mais segurança ao acesso, na eventualidade de problemas com os elevadores como, por exemplo, falta de energia.
O investimento foi de R$ 5,5 milhões, dos quais 92% repassados pelo Governo Federal e 8% de contrapartida. A obra foi concluída no ano passado e nesse período foi realizada a licitação para aumento de profissionais nas áreas médicas e multiprofissional, que atuarão em caráter suplementar aos serviços de saúde.
Uma empresa foi contratada, por meio de pregão eletrônico, e fornecerá recursos humanos necessários para 32 postos de trabalho. A equipe é formada por médicos oncologistas clínicos e de cuidados paliativos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais.